terça-feira, 23 de junho de 2009

Proposta prevê Oktober em julho

Ideia de adiantar a festa em 2014 é atrair estrangeiros que vierem ao Brasil para a Copa do Mundo

BLUMENAU - Enquanto há quem lamente por Santa Catarina ter sido excluída para sediar a Copa do Mundo 2014, surgem estratégias para atrair turistas ao Estado durante o evento. Uma delas seria antecipar festas de outubro, como a Oktoberfest, para julho. A ideia ventila pelos corredores do governo do Estado. O objetivo é aproveitar a vinda de estrangeiros para movimentar também o turismo e a economia do Vale do Itajaí. Apesar de não ter sido oficializada por enquanto, o secretário de Turismo do Estado, Gilmar Knaesel, deve levar a proposta ao governador Luiz Henrique da Silveira.

– Já que a Copa não veio para cá, podemos aproveitar o movimento para atrair turistas. Estamos perto de duas sedes, Porto Alegre e Curitiba. Os jogos não ocorrem todos os dias. O que o turista vai fazer no Paraná nos outros dias? Seria uma opção a mais – justifica Ozeas Mafra, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo.

O presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette, acredita que a melhor opção é promover outra festa típica alemã em julho convidando novos frequentadores para a Oktoberfest sem necessidade de alterar o calendário oficial. Segundo ele, há dois motivos que justificam a medida: o público que frequenta a Oktober é formado 90% por brasileiros, diferente dos espectadores da Copa do Mundo, além de o Parque Vila Germânica não ter espaço suficiente para abrigar mais de 90 mil pessoas por noite de festa.

– A ideia é interessante. Mas para que transferir para julho se eu posso fazer duas festas e trazer o público pra cidade duas vezes? Blumenau merece uma grande festa durante a Copa, mas sem interferir na Oktober – diz Mette.

A mesma opinião é compartilhada por Rachel de Oliveira, mestre em Turismo e Hotelaria e coordenadora do curso de Turismo da Furb. Para ela, não cabe transferir um evento que há anos é divulgado para a mesma data por causa de outro evento. Ela lembra que a maioria dos turistas se programa com férias em outubro para frequentar as festas na região

– O que poderia ser feito era aproveitar o movimento no Brasil para fazer uma edição especial da festa. Seria uma oportunidade para que o pessoal conhecesse a cultura local, o potencial turístico da região e se planejasse para voltar em outubro – sugere a especialista.

Isabela Kiesel, no Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário