sábado, 13 de junho de 2009

Vereadores Mirins: O futuro da cidade pode estar nas mãos deles

Há 10 anos, a Câmara de Vereadores trabalha na formação de cidadãos conscientes e futuras lideranças políticas. Através do projeto Câmara Mirim, estudantes de 5ª a 7ª série das escolas da cidade, públicas e privadas, participam da discussão dos problemas da cidade, em sessões plenárias iguais às dos vereadores “de verdade”. Eles também encaminham requerimentos e cobram ações para as comunidades que representam.

Os participantes do projeto aproveitam a passagem pela Câmara para aprofundar o conhecimento da política local. Entre os quatro membros da Mesa Diretora da atual legislatura mirim, é unânime a afirmação de que é importante conhecer os mecanismos da vida pública e acreditar em ética na política.

A experiência com o meio político também motiva os vereadores mirins a pensarem na possibilidade de seguir carreira. O presidente Anthony Louis Azevedo diz que a passagem pela Câmara abre portas, mas que ainda é muito cedo para fazer planos. “Gosto, acho interessan te e estou me empenhando, mas ainda estou só com 12 anos”, diz.

Opinião parecida com a da vice-presidente Amanda Schaefer. “Está sendo muito bom e estou conhecendo o sistema, mas ainda não sei se vou concorrer a algum cargo público no futuro”, afirma. A primeira-secretária, Letícia Silva de Bortoli, já mostra o dom na fala: “Não sei se eu vou me identificar com política no futuro. Atualmente gosto, e entrei nesse projeto para buscar melhorias para minha comunidade”, argumenta. O segundo-secretário Victor Armando Baumann, conclui: “Acho que vou resolver isso com o tempo, mas recomendo aos demais estudantes participarem do projeto”.

Abaixo, confira o perfil de cada um dos membros da Mesa Diretora da Câmara Mirim. Veja também o que cada um deles pensa sobre ética na política:

O que pensam os mirins


Com a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento da Câmara de Vereadores, você acha que existe ética na política?

“Existe, mas nem sempre ela é cumprida por todos. Muitos fazem promessas ao povo e não cumprem, além de cometerem outras irregularidades. Mas, claro que não são todos. Assim como existem os bons, existem os ruins”.

Anthony L. Azevedo, 12 anos
Presidente, Aluno do Colégio Bom Jesus

“Acredito que sim. Acho que existem políticos que estão na política para lutar pela comunidade que os elegeu, mas que também existe àqueles que se aproveitam do meio para abusar do poder que lhes é concedido para praticar crimes e irregularidades com o dinheiro do povo”.

Amanda Schaefer, 13 anos
Vice-Presidente, Aluna da Escola Barão do Rio Branco

“Acredito que sim. Como em todas as áreas, existem pessoas boas e pessoas ruins. Mas não podemos generalizar, acredito que existem pessoas sérias e que trabalham corretamente”.

Letícia S. de Bortoli, 12 anos
1ª secretária, Aluna da Escola Básica Municipal Alberto Stein

“Eu acho que sim e espero que após a catástrofe de novembro, que destruiu nossa cidade e fez as pessoas sofrerem tanto, nossos políticos deem o máximo para reconstruir a cidade”.

Victor A. Baumann, 14 anos
2ª secretário, Aluno da Escola Básica Municipal Lúcio Esteves

Fonte: Jornal Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário