segunda-feira, 20 de abril de 2009

Equipes de resgate confirmam sete mortes em acidente com ônibus argentino em Santa Catarina

Dos 28 passageiros levados aos hospitais, 13 tiveram ferimentos leves e 15 ferimentos graves

Atualizada às 06h19min

Depois de cinco horas de trabalho, as equipes de resgate confirmaram a morte de sete pessoas no acidente com um ônibus argentino em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. O veículo caiu de uma ribanceira de 60 metros de altura no km 65 da BR-282 na noite de domingo. As equipes de resgate chegaram a confirmar 13 mortes, mas de acordo com o número oficial, divulgado por volta da 0h30min desta segunda-feira, foram sete vítimas.

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Giovanni Matiuzzi, que comanda a operação de salvamento, outros 28 passageiros foram resgatadas com vida e encaminhados a hospitais de São José, Florianópolis e Lages. Destes, 13 teriam ferimentos leves e 15 ferimentos graves

Na lista oficial da empresa de viagem, 35 pessoas estariam dentro do ônibus, sendo 32 mulheres e três homens. Mesmo tendo encontrado todas as pessoas que estariam no ônibus as buscas não foram encerradas e devem ser retomadas pela manhã para garantir que não haja mais corpos.

Os passageiros eram turistas da terceira idade que estariam voltando de Balneário Camboriú — destino frequente de idosos nessa época do ano — onde estavam desde o dia 14.

O local onde o ônibus caiu é de difícil acesso, em uma curva para a direita no sentido Litoral-Oeste. O veículo ficou tombado, com as rodas para cima. O ponto em que o ônibus parou fica em meio à mata, em uma propriedade rural. As ambulâncias ficaram fora da BR-282, nas estradas de acesso às propriedades, e, por isso, não houve a necessidade de fechar as pistas da rodovia. Pelo menos 20 carros de salvamento ajudaram no resgate.

Para chegar ao ponto da queda, as equipes precisaram cortar partes da vegetação. Produtores rurais também cederam tratores para facilitar o transporte dos feridos até as ambulâncias e os moradores também contribuíam para o resgate. Como o local estava muito escuro, o salvamento precisou ser feito com lanternas.

O trabalho das equipes de resgate foi intenso. Muitas pessoas ficaram presas nas ferragens. Uma das vítimas com ferimentos leves, Julia Ocho Teco, 56 anos, contou que o ônibus fazia movimentos de vai e vem antes do acidente. Segundo ela, o ônibus deixaria passageiros nas cidades de Posadas e Obrido, na Província de Misiones, na Argentina.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) cogita as possibilidades de que o veículo estivesse em alta velocidade ou que o motorista tenha dormido no trajeto. A maioria dos passageiros feridos foram encaminhados para os hospital Governador Celso Ramos em Florianópolis, e Regional em São José.

Uma vítima foi levada ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, na Serra.

Durante a madrugada, alguns feridos leves receberam alta médica. Eles foram encaminhados para um hotel na Avenida Beira-Mar Norte.

Fonte: Jornal de Santa Catarina / ClicRBS

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário