quinta-feira, 16 de abril de 2009

Sistema pioneiro de travessia de pedestres começa a operar

Os moradores da região da Rua João Pessoa, Bairro da Velha, começam a contar com o novo equipamento no trânsito. A partir desta quinta-feira (16), o Sistema Eletrônico de Travessia (SET) será ativado pelo Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb). O aparelho, semelhante a um semáforo, emite efeitos sonoros, ajudando as pessoas com deficiência visual a atravessar a via.

O novo equipamento fica localizado próximo a Escola Estadual de Educação Básica Adolpho Konder. O educandário conta com mais de 1.100 alunos nos ensinos médio e fundamental. “Queremos ajudar na mobilidade urbana. Sempre com o pensamento na modernidade e facilidade do transporte de Blumenau”, avalia o diretor-presidente do Seterb, Rudolf Clebsch.

Com o pórtico, será dispensada a atuação do agente de trânsito para controlar a passagem de pedestres no local. O SET é o primeiro equipamento eletrônico de travessias de pedestres do município. A intenção do Seterb é instalar o equipamento em outros locais da cidade, sempre em ruas de grande fluxo de pedestres.

O Sistema Eletrônico de Travessia foi instalado em outubro, porém, não pôde começar a funcionar em novembro, como previsto inicialmente, por causa da tragédia.

Rua João Pessoa: recentemente a Prefeitura de Blumenau executou uma série de obras na Rua João Pessoa, Bairro da Velha, para facilitar a mobilidade urbana. Foram instaladas nas calçadas da via, pavers e piso tátil, que auxilia os deficientes visuais em suas caminhadas.

Repórter: Tarciso Souza (site da Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário