sexta-feira, 17 de abril de 2009

Centro Hemoterápico de Blumenau precisa de sangue

O Centro Hemoterápico de Blumenau, que atende 11 município do Médio e Alto Vale do Itajaí, precisa urgente de doadores. Até quinta-feira, faltavam 270 bolsas de sangue de 300 ml para suprir a demanda. O tipo sanguíneo que mais falta no banco é o A+, comum às pessoas de origem alemã.

O aumento dos transplantes de órgãos, o grande número de acidentes de trânsito durante o feriado de Páscoa e doadores que tomaram recentemente a vacina contra a gripe são os principais motivos da baixa no estoque. De acordo com o diretor do Centro Hemoterápico, Delson Morilo Langaro, semana passada foram feitos sete transplantes no Hospital Santa Isabel. Na quinta-feira, ocorreram mais dois.

Segundo a bioquímica Patrícia Pozo, durante o transplante de fígado, por exemplo, são necessárias, em média, 40 bolsas de sangue de 300 ml.

— A média de transplantes deste mês é impressionante, o que demanda uma quantidade muito grande de sangue para a transfusão. E isso tende aumentar. Atendemos 500 pacientes por mês na região. Se as pessoas não doarem sangue, os tratamentos serão interrompidos e a vida dessas pessoas pode ficar comprometidas — alerta o hemoterapeuta.

As doações atendem principalmente a pacientes operados e com câncer, em tratamento quimioterápico. Patrícia ressalta que o estoque de sangue diminuiu ainda mais neste mês devido à vacinação contra a gripe. Empresas da região costumam ter grupos de doadores de sangue cadastrados, mas nessa época do ano também incentivam os funcionários a aderir à vacinação.

— Quem tomou a vacina deve esperar 30 dias para poder doar sangue novamente. A vacina causa uma resposta ao sistema imunológico que a reconhece como um corpo estranho — justifica.

O número de doadores regulares em Blumenau não é considerado pequeno. Segundo o diretor do Centro, são 1,6 mil doadores por mês. Para normalizar o estoque, com o aumento das transfusões em abril, seriam necessárias 80 doações diárias, mas o Centro Hemoterápico está atendendo no máximo a metade.

A doação pode ser feita no Centro Hemoterápico de Blumenau, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h, e aos sábados, das 8h às 11h, na Rua Floriano Peixoto, nº 300, anexo ao Hospital Santa Isabel. É preciso apresentar documento de identidade com foto.

Fonte: Júlia Borba, no ClicRBS

Para doar sangue
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 quilos
- Ter ingerido alimentos com pouca gordura
- Após o almoço, aguardar duas horas
- Não ter tomado bebida alcóolica no dia da doação
- Obedecer o intervalo entre as doações: Homens a cada dois meses - mulheres a cada três meses - não ultrapassar quatro doações por ano para os homens e três para as mulheres

Fonte: Centro Hemoterápico de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário