sábado, 18 de abril de 2009

Fundação Cultural convida para novas exposições

A Fundação Cultural de Blumenau convida a comunidade para a abertura de exposições, na próxima quinta-feira, 23: na Sala Oficial do Museu de Arte de Blumenau (MAB), a exposição Urbano, de Fernando Pauler; na Sala Especial, Retratos, de Alexandre Zucchi; na Sala Alberto Luz, a exposição do Acervo do MAB; na Galeria do Papel, fotografias comemorativas dos 25 anos da Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE); e na Sala Elke Hering, a exposição de obras do chileno Miguel Higuera Cancino. A abertura das mostras acontece às 20 horas e a visitação pública poderá ser feita até 17 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita e a Fundação Cultural fica na Rua XV de Novembro, 161.

Fernando Pauler

Natural de Santa Maria, RS, o designer e artista plástico Fernando Pauler cursou Comunicação Visual na Universidade Federal de Santa Maria, quando dedicou-se ao desenho, ilustração, fotografia, serigrafia e xilogravura. Nessa fase participou de ateliês livres de pintura e escultura. É bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Atuou como diretor de arte e designer no RS e SC. Tem no currículo diversas exposições individuais e coletivas em galerias, museus e espaços culturais. Possui obras em acervos públicos e particulares em várias cidades. Desde 2005 reside em Balneário Camboriú. No início de 2008 foi premiado no I Salão Jovem Artista de SC, mesmo ano em que tornou-se membro do Grupo de Artistas Plásticos de Balneário Camboriú (GAP); atualmente é vice-presidente do GAP, produzindo e colaborando na divulgação da produção artística local.

Em maio e junho deste ano terá a sua primeira participação em mostra coletiva internacional, o XIV Circuito Internacional de Arte Brasileira, que acontecerá de 4 de maio a 6 de junho na Hungria/Budapeste; Áustria/Vorarlberg (Hard); Eslováquia/Bratislava, com apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e do Setor Cultural das Embaixadas Brasileiras dos países citados.

Muito própria e original, sua pintura tem uma temática bastante diversificada, quase sempre explorando o universo abstrato. Os painéis desenvolvidos em acrílica e em formatos variados se caracterizam pelo domínio da capacidade de síntese, técnica e força das cores e formas. Em Urbano, Fernando faz uma reflexão sobre o universo urbano. A proximidade e o afastamento dos sobreviventes dos grandes centros, chamando a atenção para a falta de espaço, a violência e o caos que se instala nas grandes cidades. Com uma proposta contemporânea, busca com pouca cor e suaves tons trazer o observador para refletir sobre estas questões.

Retratos, de Alexandre Zucchi

Na Sala Especial do MAB poderão ser vistos os mais recentes trabalhos – inéditos, de Alexandre Zucchi, que refletem a paixão do artista pelo universo feminino. O poder, a sensualidade, a beleza e os mistérios das mulheres. Alexandre, natural de Concórdia, mas que mora há um ano em Blumenau, se utiliza de esboços de Gustav Klimt, este expoente da arte, para compor uma elaborada teia de padronagens, camadas e tecidos, tornando assim o esboço, que é caracterizado essencialmente pela presença de poucas linhas, em obra final. A utilização da imagem fragmentada apresenta um aspecto pop. Os esboços são ampliados e impressos através de impressora jato de tinta, que faz com que os pixels se fragmentem, geometrizando as figuras e relacionando-as ao universo digital que está cada vez mais presente na arte contemporânea. A presença em especial da figura de Adele Bloch-Bauer, retratada diversas vezes por Klimt, está no encantamento que Zucchi tem pela forma com que Klimt a retratou; olhar austero, triste, enigmático, talvez apaixonado. Assim como o mistério que envolve a relação da figura retratada e do pintor que a imortalizou. Um resgate e uma homenagem às mulheres.
Como o papel das obras é um suporte frágil para ser afixado diretamente à parede e o custo de emolduração de cada imagem é alto, Zucchi utiliza como material expositivo fotocópias idênticas a laser, que possuem dimensões variáveis – os polípticos necessitam de um espaço maior.

Acervo do MAB

O acervo do MAB que hoje tem mais de 400 obras é formado por desenhos, gravuras, pinturas, esculturas, instalações, fotografias, vídeos e outras obras. Integram o acervo, os artistas Alberto Luz, Berília Boni, Beatriz Bona, Biba Schimitt, Clóvis Truppel e Cézar Otacílio; Dinho Florêncio, Dulce Paladini, Edeltraud Wruck, Evaldo Freygang, Lygia Roussenq Neves e Marlene da Silveira; Roy kellermann , Reynaldo Pfau, Telomar Florêncio, Pita Camargo, Rosina de Franceschi, Salete Bailer e Tchello d′Barros.

Os 25 anos da AMPE

O fotógrafo Wilson José de Souza acompanhou a trajetória do movimento nacional das micro e pequenas empresas desde o seu início, em 1983, sendo um dos fundadores da então Acimpevi. Nesses 25 anos retratou fatos marcantes dessa história relevante para a representatividade empresarial do segmento. Um pouco desse trabalho será mostrado na mostra fotográfica itinerante que tem o mesmo tema do Jubileu: Prata com Valor de Ouro.

A mostra abriu no dia 26 de março no Viena Park Hotel e agora será exposta na Fundação Cultural de Blumenau; depois segue para o Giassi e para o Shopping Neumarkt. No total são 32 lâminas, a maioria com três ou quatro fotos que mostram o início da criação da Acimpevi - atual AMPE Blumenau, encontro com autoridades, eventos e outros momentos significantes da entidade.

Aquarela sobre papel

E na Sala Elke Hering, a exposição do chileno Miguel Higuera Cancino, que vai expor dezenove obras em aquarela sobre papel, que têm como foco principal as histórias em quadrinhos.

Repórter: Marilí Martendal (para o site da Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário