sexta-feira, 30 de abril de 2010

Blumenau implanta o programa Mais Educação – Escola Integral

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), já implantou o programa Mais Educação – Escola Integral em seis escolas da rede municipal de ensino.
No programa, os estudantes passam pelo menos sete horas na escola. Quem estuda de manhã, recebe um lanche, participa das aulas, almoça e continua na unidade escolar realizando atividades de esporte, lazer, cultura, artes, comunicação e acompanhamento pedagógico. Os alunos do período vespertino chegam por volta das 8h30min, recebem o lanche, realizam as atividades do Mais Educação, almoçam e participam das aulas.

Mais de novecentos alunos das Escolas Básicas Municipais (EBMs) Almirante Tamandaré, no bairro Ponta Aguda; Professora Norma Dignart Huber, na Escola Agrícola; Professora Alice Thiele, no Garcia; Henrique Alfarth, no Progresso; Conselheiro Mafra, na Velha Grande e Professor Rodolfo Hollenweger, no Fidélis, participam do Mais Educação. A EBM Professora Hella Altenburg, no bairro Do Salto, está aguardando os recursos federais para também iniciar o programa.

O Mais Educação – Escola Integral é um programa do Ministério da Educação (MEC), que encaminha as verbas necessárias através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Semed fica encarregada pela alimentação e de contratar os professores e coordenadores.

De acordo com o secretário de Educação, Osmar Matiola, o Mais Educação veio para somar ao programa Jornada Ampliada, já existente em Blumenau. “Com essa junção, pretendemos ampliar as oportunidades de aprendizagem para mais de 900 crianças. A ação pretende oferecer também segurança alimentar, iniciação científica e desportiva, cultura e lazer. Ao permanecer mais tempo na escola e com a oferta de atividades diversificadas por parte dos professores, buscamos também melhorar a qualidade do ensino nessas escolas elevando o padrão dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”.

É importante ressaltar, também, que as escolas participantes necessitam de monitores para a hora do almoço dos estudantes. Os monitores devem ter mais de 17 anos e recebem auxílio alimentação e transporte, que pode variar de R$ 60 a R$ 300. Quem tiver interesse, pode entrar em contato com a Semed, pelo telefone 3222-3273.

Repórter: Andressa da Silva

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário