sexta-feira, 3 de abril de 2009

Seterb amplia em 40% o número de agentes de trânsito

O efetivo da Guarda Municipal de Trânsito será reforçado em 40%. A partir das 8h30min da próxima sexta-feira (03/04), tomam posse do cargo 30 novos agentes de trânsito. A cerimônia ocorre no auditório do Seterb – Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte – (Rua 2 de Setembro 1.222 - 2° piso). Após o ato, os servidores iniciam a capacitação para o exercício da função.

A equipe administrativa da autarquia também será ampliada. Mais 10 profissionais assumem as vagas abertas nas três chamadas do concurso público de 2008. Os 5 fiscais de transportes, 3 agentes administrativos, 1 técnico em informática e 1 advogado recebem a capacitação. Entretanto, terão carga horária diferenciada dos servidores da Guarda Municipal.

Antes de começar a fiscalizar e orientar o trânsito de Blumenau, os novos agentes passam por diversos treinamentos. A carga horária do curso é de 540h/aula e deve durar até o final o primeiro semestre de 2009. Os alunos/servidores vão conhecer desde técnicas de primeiros socorros, relacionamento com a imprensa, até as práticas operacionais do guarda de trânsito.

Servidores: em 2008, foram convocados 4 agentes administrativos e 1 advogado. O edital previa a chamada de 5 agentes administrativos, 1 advogado, 1 contador, 1 técnico em informática, 2 fiscais de trânsito e 20 agentes de trânsito. Hoje o Seterb tem, em seu quadro de servidores de carreira, 255 colaboradores, 80 destes são agentes de trânsito.

Investimentos: o Seterb está trabalhando para melhorar e modernizar o transporte e o trânsito de Blumenau. Além da contratação de 40 novos servidores concursados, a autarquia tem aplicado em melhorias de infraestrutura, como a recuperação do Terminal Urbano do Aterro, obra que recebe investimentos superiores a R$ 200 mil. Também, em fase de estudos, está a implantação de pórticos luminosos que emite efeitos sonoros, ajudando as pessoas com deficiência visual a atravessarem a ruas.

Repórter: Tarciso Souza (site da Prefeitura de Blumenau)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário