quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Blumenau prepara programação para o Dia Nacional de Combate à Pirataria

Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Blumenau apresenta programação nesta quinta-feira, dia 03, para a imprensa. Tênis, roupas, CDs e até medicamentos estão dentre os produtos mais pirateados. Foi desenvolvido folder que será distribuído nas escolas que integram o Programa Municipal de Educação Fiscal e também em vídeos locadoras espalhadas pela cidade

Nesta quinta-feira, dia 03, às 9h, o Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Blumenau apresenta à imprensa a programação para o Dia Nacional de Combate à Pirataria. A apresentação será na Casa do Comércio Senac Bistrô, Alameda Rio Branco, 165, Centro. Dentre as ações está a distribuição de dezenas de folders nas 11 escolas que integram o Programa Municipal de Educação Fiscal. O projeto atinge cerca de 9,4 alunos da rede municipal de ensino. O material também será distribuído nas vídeos locadoras espalhadas pela cidade.

Edson Kestering, administrador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (sedec), explica que pirataria é toda violação aos direitos de criação. Ainda segundo ele, é vista por muitos especialistas como o “crime do Século XXI”. “É uma atividade ilegal que causa prejuízos crescentes à economia, à geração de empregos e, principalmente, prejuízos aos consumidores”, afirma. Segundo a Interpol, a pirataria mundial, atualmente, movimenta mais recursos financeiros que o narcotráfico.

kestering antecipa ainda que na reunião, o Conselho vai divulgar os números do trabalho desenvolvido durante o decorrer deste ano. Além da sonegação de impostos e da concorrência desleal, a pirataria inibe a geração de novos empregos formais, alimenta o crime organizado e, muitas vezes, coloca em risco a saúde do consumidor.

Criado em 12 de dezembro de 2007, o Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Blumenau é o primeiro do gênero (municipal) do Brasil. Dele fazem parte diversas entidades governamentais e não-governamentais, inclusive a Prefeitura de Blumenau. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 181 e 151.

Alguns produtos pirateados
Alimentos
Artigos esportivos
Bebidas
Brinquedos
Cigarros
CDs
Óculos
Peças automotivas
Peças de aeronaves
Protetor solar
Medicamentos
Roupas
Softwares
Tênis

Repórter: Humberto Trindade

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário