quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Siga os órgãos públicos no Twitter

Microblog garante acesso a informações oficiais das cidades do Vale, do movimento nas estradas e de ações da Justiça

Jonatan Silas da Costa, 27 anos, soube através do Twitter da prefeitura de Rio do Sul que o cadastro online para impressão do carnê do IPTU 2010 estava no ar. Em um clique acessou o site indicado no microblog e digitou os dados do imóvel dos pais. Poderá imprimir o carnê em casa e ficará livre da taxa que pode chegar a R$ 8 por talão entregue no endereço. Se não fosse um dos mais de 80 seguidores do Twitter do município, Jonatan dificilmente ficaria sabendo da facilidade, pois não costuma acessar o site oficial da prefeitura.

É para divulgar este tipo de serviço e notícias em tempo real que órgãos públicos têm entrado na onda da rede social e criado página no Twitter. Numa pesquisa no twitter.com, o Santa identificou pelo menos 15 perfis de prefeituras, polícia e órgãos de Justiça do Vale do Itajaí.

Semana passada foi a vez do Seterb entrar na rede. Nos primeiros seis dias já colecionava mais de 90 seguidores, que é como são chamadas as pessoas que recebem as notícias de um perfil do Twitter. A página é alimentada pelo gerente de Comunicação Social da autarquia, Tarciso Souza. De posse de um rádio comunicador, o mesmo usado pela Guarda Municipal de Trânsito, Souza tem acesso às informações sobre acidentes e congestionamento ao mesmo tempo que os agentes. Em minutos, publica as informações e indica ruas congestionadas e vias alternativas. Os seguidores aprovam:

– É muito prático saber por onde é melhor se deslocar ou se houve alteração no horário de ônibus – argumenta o publicitário e jornalista Moisés Cardoso, que também segue o Twitter da Polícia Rodoviária Federal.

Os twitters de órgãos públicos estão de olho nos jovens, maioria absoluta entre os usuários. Segundo o primeiro Censo do Twitter, encerrado em junho com a participação de 11.683 twitteiros, 67,74% deles têm entre 15 e 24 anos.

– Dificilmente esse público (jovem) acessaria o site da prefeitura. Mas pelo Twitter recebem nossas informações – destaca a diretora de Comunicação da prefeitura de Gaspar, Elizabeth Thomé.

Cientista político e doutor em Sociologia Política pela UFSC, Flávio Ramos reconhece a importância da criação do microblog como forma dos órgãos públicos diversificarem os canais de comunicação com a população. No entanto, acredita que, como a ferramenta é usada por um público restrito, o alcance ainda é pouco relevante. No Censo do Twitter, apenas 5,79% dos que responderam à pesquisa eram de Santa Catarina.

Por Daiane Costa, no Santa

O Twitter
- Rede social que permite aos usuários enviar e ler atualizações de outros contatos
- Os textos têm até 140 caracteres, conhecidos como tweets
- As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e enviadas a outros twitteiros
- Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado
- Foi criado em 2006 por Jack Dorsey
- Para aderir acesse www.twitter.com e faça um cadastro que não leva mais que um minuto. A participação é gratuita
Fonte: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário