quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Hemosc de Blumenau será inaugurado ainda em 2009

Matéria publicada no Jornal Folha de Blumenau, na edição 349

Hemosc de Blumenau inicia as atividades no dia quatro de janeiro

Depois de dois anos de espera, finalmente o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Blumenau (Hemosc) será inaugurado neste ano. A cerimônia ainda não tem data definida, mas, deve ser entre os dias 18 e 22 de dezembro, dependendo somente da agenda do governador Luiz Henrique da Silveira. O centro inicia as atividades no dia 4 de janeiro para expediente interno - capacitação dos servidores contratados, 64 no total - e as primeiras doações podem ser feitas a partir do dia 18.

A diretora do Hemosc estadual, Denise Linhares, diz que o centro, que vai atender toda s região do Vale do Itajaí, terá capacidade de coletar entre 1,5 mil e 1,7 mil bolsas de sangue por mês. “O Hemosc vai trazer para Blumenau tecnologias e procedimentos ainda não disponíveis na cidade, como o teste de compatibilidade de medula óssea”, informa, acreditando que a população vai ser beneficiada com os novos serviços.

Com a abertura do Hemosc, o Centro Hemoterápico de Blumenau, que funciona anexo ao Hospital Santa Isabel, fecha as portas. Segundo a representante do centro, Eliane Junkes, a instituição não terá mais o repasse do SUS. “Oitenta por cento das nossas atividades são financiadas pelo SUS. Sem esse aporte, não temos como manter a estrutura”, afirma, lamentando o encerramento das atividades.

O prédio do Hemosc começou a ser construído em 2004 e foi concluído em outubro de 2007. Mas nunca entrou em operação. Primeiro por falta de equipamentos e funcionários e depois por causa da calamidade de novembro de 2008.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário