sábado, 26 de dezembro de 2009

A casa de Blumenau com 135 mil lâmpadas de natal.

Essa li no Terra, seção Vc Repórter, com texto e fotos do colega blogueiro blumenauense Jaime Batista da Silva. Mais fotos, no Blog dele.



Já é tradição: todo fim de ano, a casa instalada no número 55 da rua Alpinópolis, no bairro Garcia, em Blumenau (SC), se transforma em um parque temático iluminado. Neste ano, para celebrar a chegada do Natal, 135 mil lâmpadas foram utilizadas na decoração.

A casa conta ainda com outros atrativos, como um presépio com movimento. Com tudo isso, ela recebe cerca de duas mil pessoas por dia nos finais de semana, segundo as contas de Hercilio Orlando Vieira, mentor, proprietário e responsável pela atração turísitica.

Ele conta que há 13 anos reuniu 8 mil lâmpadas danificadas, consertou todas e decidiu enfeitar a casa. Não foi um trabalho difícil, já que Hercílio atua como eletricista. Desde então, a comemoração deixou de ser feita em apenas duas ocasiões: em 2004, quando fraturou a perna preparando a decoração, e em 2008, por conta da tragédia causada pelas chuvas que caíram sobre a cidade.

A preparação começa em outubro, com a montagem do presépio. Além das luzes, muitos visitantes doam garrafas PET para a confecção de enfeites. Em 2009, foram utilizadas 1680 recipientes na produção de bolas de Natal. A reciclagem do material para o próximo ano vai até abril.

A cada ano os preparativos crescem e a meta é que, em 2010, sejam 200 mil lâmpadas decorando não só o prédio, mas também a rua. Outra inovação que Hercílio planeja é fazer com que as luzes pisquem sincronizadamente com quatro músicas natalinas.

Neste ano, o investimento foi calculado em cerca de R$ 5 mil. Como apoio à iniciativa, a Secretaria de Turismo de Blumenau irá arcar com a despesa de energia elétrica.

A visitação é gratuita, mas a família aceita doações de alimentos, roupas e brinquedos para a distribuição que é feita nos dias 23 e 24 em abrigos e entidades da região.

As luzes ficam acesas das 20h às 24h. "Quando eu consigo desligar, né? Senão vai até um pouco mais tarde", conta Hercílio. A visitação vai até o dia 6 de janeiro de 2010.

1 comentário

A Wild Garden disse...

Este local existe mesmo! É inacreditavelmente mágico, lindo, encantador. Parabéns a família e a Blumenau. Nunca deixem acabar uma tradição tão especial!

Postar um comentário