quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Segurança: Rondas da ‘Operação Férias’ começam domingo

Matéria publicada no Jornal Folha de Blumenau, na edição 352

O 10º Batalhão da Polícia Militar começa, no próximo domingo (19), a “Operação Férias”, que disponibiliza ronda regular em domicílios desocupados durante as férias. Realizada desde 1995, a operação ajudou a reduzir em 90% o número de arrombamentos aos imóveis inscritos durante a temporada de Verão. No final do ano passado, cerca de 350 proprietários se cadastraram e nenhum incidente foi registrado.

As rondas regulares são realizadas apenas nos endereços inscritos de residências que vão ficar vazias. Os moradores devem entrar em contato com a Polícia Militar para informar o período exato em que vão se ausentar da casa. Com base nessas informações, os policiais vão desenvolver a rota e o cronograma diário das rondas.

Diferente dos anos anteriores, quando duas viaturas e quatro motos eram destacadas para a operação, neste ano, a Polícia Militar vai envolver todo o efetivo nas rondas domiciliares. De acordo com o subcomandante da PM, major Marco Sidnei Rossi, as 17 viaturas que fazem ronda pelo Município vão sair das cinco bases operacionais com o roteiro de casas a serem vistoriadas. “A inspeção será feita nos horários em que as viaturas não estiverem atendendo a ocorrências”, informa.

O cadastramento das residências começou no dia 13 de novembro. No entanto, até o fechamento desta edição, apenas quatro proprietários fizeram o cadastro. A inscrição para o monitoramento durante o Natal e a virada do ano termina no próximo dia 22. Excepcionalmente, haverá cadastro entre os dias 28 e 30 para o Réveillon. A partir de 4 de janeiro reabrem as inscrições para rondas que serão realizadas até o final do Carnaval.

Cadastramento

As rondas começam neste domingo (19) e o cadastramento das residências pode ser feito até o próximo dia 22, para o período de Natal e virada do ano. Exclusivamente para o Réveillon, também haverá cadastro entre os dias 28 e30. Inscrições para rondas de janeiro até o Carnaval começam no próximo dia 4;

O cadastro é efetuado pessoalmente – na sede do 10º BPM, rua Almirante Tamandaré, 1501, Vila Nova, das 13h às 19h – ou pelo telefone 3221-7370.

Recomendações

Orientações para despistar a atenção dos bandidos

• Cancelar assinatura de jornais e revistas;
• Designar alguém para olhar a casa;
• Designar alguém para cuidar da fachada da casa, cortar a grama;
• Não deixar luzes acesas;
• Não colocar cadeados em portões eletrônicos;
• Se retornar mais cedo das férias, comunicar a PM.

Fonte: Major Rossi, subcomandante do 10º BPM

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário