sábado, 12 de dezembro de 2009

Câncer de próstata: Ação preventiva gera mais de 1,3 mil exames

Matéria publicada no Jornal Folha de Blumenau, na edição 350

Primeira fase do projeto aconteceu nos Ambulatórios Gerais com exames de sangue e orientações

A campanha de prevenção ao câncer de próstata, organizada pelos Rotary Club Blumenau Norte e Garcia, examinou 1.310 pacientes desde o início de novembro em Blumenau. Dos homens que compareceram aos ambulatórios gerais do Município, 285 apresentaram alteração nos exames de sangue antígeno prostático específico (PSA), dos quais 243 se submeteram ao exame de toque. Agora, 27 pacientes aguardam a liberação da Secretaria de Saúde para a realização das biópsias que vão confirmar se há existência de câncer.

De acordo com o urologista Luciano Praun, um dos organizadores da campanha, os resultados definitivos devem ser conhecidos ainda em janeiro. Os pacientes que tiveram o diagnóstico de câncer confirmado serão operados e acompanhados por dois urologistas da Clínica Uromax durante o período de tratamento. Os procedimentos serão feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto de prevenção ao câncer de próstata em Blumenau começou em outubro, quando médicos realizaram palestras em empresas da região, para alertar sobre os males da doença. De 9 a 20 de novembro, médicos do Município realizaram a coleta de exames de sangue nos ambulatórios gerais do Centro, Velha, Garcia e Fortaleza. A intenção foi fazer a detecção precoce do câncer de próstata para, agora, encaminhar os casos mais graves para tratamento.

Durante toda a campanha, peças publicitárias estampavam a frase “Vergonha é morrer de orgulho”, um trocadilho com a repulsa dos homens quanto ao exame de toque. A campanha tem o apoio da Folha.

Continuação

Para Praun, a participação de 1.310 blumenauenses na primeira fase do projeto ficou dentro da expectativa, que pretendia sensibilizar cerca de um mil homens. “Um bom número de pessoas captaram a mensagem. O resultado serve de estímulo para realizarmos o exame no ano que vem”, explica.

A próxima edição do projeto está programada novamente para novembro, mês dedicado à prevenção da doença com a Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, promovida pela Sociedade Brasileira de Urologia. Em Blumenau, são cerca de 40 mil homens com mais de 40 anos, faixa etária correspondente ao primeiro grupo de risco da doença.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário