sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Viaduto da Mafisa: Só em fevereiro.

Nova promessa é para fevereiro

Acesso subterrâneo a Itoupavazinha ficará para depois. Dnit decidiu por mudança para não atrasar obras

BLUMENAU - Com as desapropriações emperradas por causa de um dos nove terrenos na Rua Doutor Pedro Zimmermann, o Viaduto da Mafisa vai ficar pronto antes do acesso subterrâneo ao Bairro Itoupavazinha. A rampa do lado da Itoupava Central será mais curta do que o previsto. A mudança no projeto, garante o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), não vai gerar aumento de custo ou tempo de execução nem vai prejudicar o trânsito. O superintendente do Dnit, João José dos Santos, garante que a intenção é apenas inverter a ordem das etapas de trabalho para evitar impacto no cronograma. A previsão é que a pista suspensa sobre a BR-470 seja concluída até o final de fevereiro do ano que vem. Só então, se os nove terrenos estiverem liberados, começa a obra subterrânea.

O projeto foi adaptado em outubro pelo Dnit, focando as obras na rampa. As fundações começaram a ser construídas semana passada. Assim que a prefeitura entregar o documento oficializando a liberação dos terrenos, o acesso sob a Rua Doutor Pedro Zimmermann começará a ser feito, sem necessidade de paralisar o contrato com a empreiteira ou mesmo fazer outra licitação. O prefeito João Paulo Kleinübing afirma que até o final deste ano as negociações estarão finalizadas com os donos dos imóveis que precisam ser desapropriados para permitir as obras viárias. O chefe do Executivo diz ainda que falta apenas acertar o preço de um terreno e isso será feito amigável ou judicialmente.

– O superintendente João José, do Dnit, me disse que o viaduto deve ficar pronto até fevereiro. Então, ele poderá começar o acesso subterrâneo logo em seguida, pois a questão dos terrenos estará resolvida – assegurou Kleinübing.

O prefeito salientou que não há motivos para culpar a negociação dos terrenos por atrasos na obra, pois as desapropriações estão garantidas. A negociação, agora, é sobre o preço, pois a Justiça já decidiu em 2007 que os imóveis são de utilidade pública, o que garante a posse ao município, explica a procuradora Marli Ziecker Bento.

O fim desta obra, originalmente, estava previsto para o primeiro semestre de 2007 pelo Dnit. Burocracias, a descoberta de uma galeria pluvial e os impactos da chuva atrasaram em pelo menos três anos a execução completa do projeto.

Por Daniela Pereira, no SANTA.

Trânsito liberado
Ontem, o vão central sob o futuro Viaduto da Mafisa, na BR-470, foi liberado para o tráfego. A Rua Doutor Pedro Zimmermann, no lado do Bairro Salto do Norte, deve ter o trânsito normalizado até o Natal. De acordo com o Dnit, faltam finalizar algumas obras complementares, como meio-fio, canteiros, sinalização e guarda-corpos. A cobertura asfáltica já está pronta.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário