sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Entrevista: Eliomar Russi, sobre o Estádio Municipal em Blumenau


Entrevista com o suplente de vereador, professor universitário, apresentador de TV e escritor, Eliomar Russi:

Blog Nova Blumenau: Olá, Eliomar ! Obrigado por aceitar o convite para essa entrevista. Como você sabe, o assunto em pauta aqui é “Estádio Municipal”. Qual sua opinião sobre a importância de um estádio municipal para nossa cidade?

Eliomar Russi: Em outubro/2009, quando assumi por 30 dias como Vereador na Câmara Municipal, procurei entre outras bandeiras importantes para a cidade de Blumenau, defender no parlamento blumenauense uma das metas as quais acho de suma importância, que é a construção de um estádio municipal. Isto serviria tanto para o desenvolvimento econômico da cidade, como também para o incremento do turismo e principalmente para o entretenimento do blumenauense, pois com certeza é um dos grandes anseios de boa parte de nossa comunidade, e não somente dos desportistas. Diria mais: trata-se de um projeto idealizado há décadas, mas infelizmente até hoje apenas presentes nos discursos e no papel. Uma cidade como a nossa, sendo a terceira potência populacional e econômica de Santa Catarina, não pode se dar ao luxo de continuar a ver passar os anos, e nada deste verdadeiro objetivo concretizar-se, ocasionando desta forma inúmeros prejuízos a diversos segmentos.

BNB: Que dimensão você julga ser ideal para um estádio aqui em Blumenau ?
E.R.: Uma praça esportiva no porte de nossa cidade, a chamada arena, com capacidade de 20.000 à 30.000 pessoas. Além de propiciar a realização de inúmeros eventos esportivos, vai além, pois pode abranger também eventos artísticos e até mesmo de cunho social. Enfim, qualquer tipo de eventos que necessitem de uma infra-estrutura melhor para abrigarem grandes platéias.

BNB: Que outras vantagens Blumenau e nossa região terão, recebendo um estádio municipal ?
E.R.: Além dos benefícios citados anteriormente, teremos também geração de emprego e renda, oportunizando a inúmeras famílias a possibilidade de se manterem através dos inúmeros postos de trabalho que um empreendimento como este gera. Falamos aqui de empregos tanto diretos como indiretos, pois de acordo com cada evento que se realiza, há toda uma logística que precisa ser disponibilizada e um “x” número de pessoas que precisam ser contratadas.

BNB: A Ampliação do SESI hoje, é nossa única opção ?

E.R.: Penso que não podemos ficar apenas atrelados a uma ou outra situação. Precisamos ter mais opções para aí assim, alavancarmos a que melhor corresponde aos anseios da cidade. O que não dá mais é ficar “vendo navios”, com cidades bem menores do que a nossa nos deixando para trás neste quesito.

Por isto, que durante este período como parlamentar (outubro a novembro de 2009), fiz todo um estudo sobre o Parque Bom Jesus no bairro Fidélis, e através de requerimento elaborado, submeti a aprovação em plenário de todos os senhores vereadores. Diga-se de passagem, o requerimento foi aprovado por unanimidade, remetendo ao Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Regional de Blumenau, solicitação para que seja aberto um canal de negociação para com aquele educandário proprietário desta área esportiva. Afinal, o mesmo já utiliza-se inclusive de um terreno do próprio executivo estadual, localizado no coração da cidade, na rua XV de novembro, como estacionamento de sua sede física. Ou seja, trata-se de uma área de grande valor comercial e financeiro que o Estado há anos abre mão sem que haja uma justa compensação por conta disto.

BNB: Sem contar que iria de encontro com o planejamento da cidade, focado para a região norte da cidade. Qual a situação da infraestrutura encontrada atualmente no Parque Bom Jesus?

E.R.: Eu diria hoje, tratar-se de um verdadeiro elefante branco adormecido, com arquibancadas de puro concreto já levantadas, acessos internos todos asfaltados, enormes torres de refletor, inclusive algumas infelizmente já ao chão. Enfim, um grande esboço de um grande projeto, com construções inacabadas, e sendo já por anos alvo da marginalidade por conta deste infeliz estado de abandono.

Eu que estive no local, pude constatar in loco, a grande quantidade de garrafas de bebidas alcoólicas, preservativos, seringas espalhadas por toda aquela área. Enfim, ao invés de uma grande praça esportiva, infelizmente, virou um grande espaço a céu aberto de atos ilícitos e vergonhosos para a sociedade, trazendo inclusive insegurança aos moradores daquele cantinho tão especial de Blumenau, cercado de área verde por todos os lados.

BNB: Pra finalizar, que mensagem gostaria de deixar?

E.R.: Volto a insistir: precisamos é tirar este projeto do papel e levá-lo à realidade. Independente se for a ampliação do SESI, ou a continuidade das obras no Fidélis, precisa-se com urgência é concretizar este objetivo, pois nem a cidade, nem seu valoroso e trabalhador munícipe agüentam mais ser tão enrolado!

Eliomar Russi (Mazinho)- eliomarrussi@uol.com.br

Conheça mais do entrevistado:

Eliomar Russi, blumenauense, 29 anos, também popularmente conhecido por Mazinho, é casado com a bióloga e educadora Tatiana Machado Oliveira e pai do Matheus, de apenas 4 aninhos.
Bacharel em Ciências da Computação e Mestre em Educação.
Professor universitário, leciona na Universidade Regional de Blumenau nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Telecomunicações.
Defensor dos animais e escritor.
Atualmente, é Secretário-Adjunto do Diretório Municipal do PMDB.
Por três vezes consecutivas, eleito presidente do CALCOMP - Centro Acadêmico Livre de Computação da FURB.
Por dois mandatos, eleito presidente da Juventude do PMDB.
Por dois mandatos, eleito Vice-Presidente Vale do Itajaí do Diretório Estadual da Juventude do PMDB.
Chegou a ser eleito e assumiu como Vice-Presidente da JPMDB/SC.
Foi também vice-presidente da SEB – Sociedade Escritores de Blumenau.
Em 2003, foi Coordenador da Assessoria para Assuntos da Juventude da Prefeitura Municipal de Blumenau.
Até outubro deste ano, antes de assumir a Câmara, exercia a função de Diretor Administrativo-Financeiro da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação.
Já foi colunista do jornal A Voz da Razão e do site Folhablu .
É apresentador do Programa “Arte & Cultura” na TV Galega – Canal 7 BTV/NET.
Também apresenta aos domingos pela manhã, o Programa “A Voz da Cidade” na Rádio Clube AM. 1330.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário