sábado, 3 de abril de 2010

Vigilância aplica mais de 5 mil vacinas contra Gripe A

Matéria publicada no jornal Folha de Blumenau, na edição 374

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau já vacinou mais de 5,2 mil pessoas contra a Gripe A até esta sexta-feira (2), quando terminaria o prazo de imunização gratuita para gestantes, crianças de até dois anos e pessoas com doenças crônicas como diabetes, obesidade mórbida ou cardiopatia. Por orientação do Ministério da Saúde, o limite foi estendido até 23 de abril. Na próxima segunda-feira (5), começa o período de prevenção de pessoas entre 20 e 29 anos. Eles podem se vacinar gratuitamente nas unidades de saúde do Município até 23 de abril.

Para o secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Lanzarin, a campanha acontece com naturalidade no Município e a população reage bem à iniciativa. “Em virtude das informações divulgadas, a população já está bem esclarecida e a procura pelas vacinas está dentro do previsto”, informa.

A população que recebe a vacina faz parte do chamado grupo de risco, que apresentou maiores complicações com a doença no último ano. Para prevenir esses casos, a cidade recebeu 16,2 mil unidades da vacina do Ministério da Saúde. O número já foi estipulado com base na faixa da população que corresponde ao público atendido. “Mesmo assim, nossa expectativa é de aplicar todas as vacinas que recebemos e imunizar 100% dos grupos de risco de Blumenau”, confirma.

Paralelamente ao cronograma de vacinação, a Secretaria de Saúde planeja como será o atendimento com a chegada do frio e o aumento dos casos de doenças respiratórias. Segundo o secretário, todas as unidades estão preparadas e os funcionários já receberam capacitação e treinamento no último ano para lidar com casos de Influenza A.

Em 2009, a secretaria montou um Posto de Triagem para reunir os casos supostos de Gripe A numa só unidade. Este ano, Lanzarin acredita que a medida não será necessária em virtude da prevenção. “De qualquer maneira, temos toda a estrutura logística à disposição se houver necessidade”, garante.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário