sábado, 4 de abril de 2009

Eu twitto, tu twittas, ele twitta


O Twitter é a nova onda da internet. Gente famosa e pessoas comuns usam o serviço para dar detalhes sobre o seu cotidiano

“Estou preparando uma gostosa e leve sopa para o jantar. Hmmmm, tem cheirinho da casa da mãe...” Em um blog, postar apenas esta frase não seria suficiente. Afinal, os leitores deste tipo de mídia esperam mais detalhes, narrações e até pensamentos mais elaborados do blogueiro. Mas a mesma frase é perfeita para o Twitter, pois tem menos de 140 caracteres e responde a uma simples pergunta que interessa aos adeptos: “What are you doing?” ou “O que você está fazendo?”.

A frase que deu início a esta reportagem foi retirada do Twitter da jornalista blumenauense Ivana Ebel, que mora em Bremen, na Alemanha. E para quem ainda não ouviu falar sobre essa novidade virtual, saiba que o site já tem quase três anos e mais de 6 milhões de usuários. No Twitter, as mensagens, parecidas com torpedos, circulam pela internet como os textos de blogs. Mas em vez de a mensagem ser enviada para uma pessoa por vez, ela vai para todos os seus seguidores. No caso do presidente americano Barack Obama, são mais de 550 mil seguidores.

A grande sacada do Twitter é o ritmo. Como é possível postar do celular, os twitteiros não descansam na narração do dia-a-dia. É um processo contínuo de atualizações. Um sucesso entre os jovens e também entre os não tão jovens assim – pesquisas revelam que cerca de 40% dos usuários do serviço tem entre 35 e 49 anos. Para o internauta brasileiro, a página ainda não chega perto do apelo conquistado pelos blogs e pelo Orkut. Mas, em ritmo acelerado, mostra que já virou mania.

Espelho para rotinas sem glamour

Artistas e celebridades também se fazem ouvir. Ídolos como Paulo Coelho e o roqueiro Roger, do Ultraje a Rigor, enviam recados informais, desabafam e batem papo diretamente com os fãs. Os diários quase sempre servem de espelho para rotinas sem muito glamour. Religiosamente, o cineasta David Lynch informa a previsão do tempo em Los Angeles. “Por que os republicanos não se mudam para outro país?”, ele reclama, num raro momento de mau humor. O cantor Tom Waits é outro a lamentar: “Quando usam minhas músicas em comerciais de TV, me sinto humilhado”, confessa. O escritor Neil Gaiman (de Sandman) mata o tempo anotando o percurso das viagens internacionais. A humorista Tina Fey dispara piadas curtíssimas, enquanto o ator Ashton Kutcher, conhecido por comédias grosseiras, cita Tolstói.

Em meio à rotina de gravações e ensaios fotográficos, Britney Spears passou uma tarde chuvosa diante da televisão. Acompanhada dos filhos, a popstar assistiu a Kung Fu Panda e Madagascar 2. A notícia, irrelevante até para as revistas de fofoca, foi publicada pela própria cantora no Twitter. Os admiradores os acompanham de perto: quase 530 mil curiosos se atualizam diariamente com os “pensamentos” de Britney Spears. Paulo Coelho, com 12 mil seguidores e um generoso gosto cinematográfico (ele admite que amou Homem de Ferro e Foi Apenas um Sonho), faz questão de mirar o público internacional: escreve sempre em inglês. Os comentários de gringos ilustres são compilados em www.celebritytweet.com.

Só uma linha basta

As mensagens instantâneas do Twitter não exigem raciocínios elaborados ou teses complicadas. Por isso são a ferramenta ideal para que personalidades criem uma vasta rede de divulgação. Pesquisa realizada ano passado pelo site Times Online revelou que o ranking de celebridades internacionais no site era liderado por Stephen Fry. Os comentários irônicos do ator britânico são impagáveis. E quem mais atualizaria o Twitter por telefone celular de dentro de um elevador enguiçado?

O ciclista Lance Armstrong e o jogador de basquete Shaquille O’Neal estão entre os cinco favoritos. No Brasil, o jornalista e apresentador de televisão Marcelo Tas é o mais requisitado.

– A vantagem é não ter de escrever muito. Se vou escrever algo no blog, parece esquisito colocar só uma linha. Mas para o Twitter, é isso mesmo que eu devo fazer – diz Roger, vocalista do Ultraje a Rigor, que tem cerca de 400 seguidores.

Mas ainda são raros os casos de personalidades que deixam os pudores de lado e usam a franqueza como arma para vencer no Twitter. A atriz Demi Moore é exemplo de honestidade à flor da pele. Identificada com Mrs. Kutcher (cortesia do maridão, Ashton Kutcher), informa a plateia até sobre uma tarde de depilação – recentemente a atriz teve uma polêmica foto sua de calcinha postada no Twitter do marido.

A facilidade de informar transforma o Twitter em um eficiente instrumento de marketing.

– O Twitter é bom para divulgar evento, site ou blog. O meu blog dava 100 visitas por dia. Agora dobrou – observa o DJ Bezzi, de São Paulo.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

Gostou ? Se quiser ler mais sobre o Twitter, clique AQUI!

Para cadastrar o Blog em seu TWITTER, clique AQUI!

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário