terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Blumenau: Referência no vôlei de base

Títulos nas equipes de formação de jogadores credenciam Blumenau como o centro catarinense da modalidade

BLUMENAU - A essência esportiva de Blumenau é incontestável. Os 39 títulos de campeão geral dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) são as mostras mais concretas da tradição de títulos da cidade. E pelo visto, esse ritmo de conquistas tem tudo para perdurar por muitos anos, pelo menos no vôlei. Neste ano, as duas equipes mirins a categoria inicial na formação de atletas da cidade, feminina (Bluvôlei/Furb/FMD) e masculina (Provôlei/Furb/Barão/FMD), conquistaram o título estadual. E ambas com a mesma campanha: apenas uma derrota.

As meninas disputaram 15 jogos nas quatro fases do torneio e perderam apenas um. Foi para o time de Brusque, por 3 sets a 2, ainda na primeira fase, em Florianópolis, na quadra do Clube 12 de Agosto. O técnico André Luiz Nunes lembra que Blumenau não conquistava o título nesta categoria há cinco anos.

– Essa conquista é importante para que o clube dê sequência ao trabalho e também serve de reconhecimento ao esforço das meninas – comentou, destacando que algumas chegam a viajar mais de uma hora de ônibus para ir ao Complexo do Sesi, local dos treinos.

Por isso, o treinador destaca a vontade das jovens atletas. Segundo ele, muitas costumam ir, constantemente, a Pomerode para acompanhar os jogos do time da Cativa/Oppnus na Superliga.

– A gente vive a expectativa de Blumenau ter um time feminino na Superliga. Quem sabe, um dia, estas meninas defenderão a cidade na maior competição de vôlei do País – planeja.

Equipe masculina é campeã desde a categoria iniciantes

Os garotos disputaram 11 jogos ao longo do torneio. Assim como as meninas, foram derrotados uma única vez na competição. Foi para a equipe de Itajaí, por 3 sets a 0, na segunda fase, em jogo disputado no ginásio da Escola Barão do Rio Branco. Este foi o terceiro título consecutivo conquistado pelo time.

O treinador Rodrigo de Souza destaca que o grupo atua junto desde a categoria iniciantes (para 13 anos) e que, desde então, tem sido campeão. Segundo ele, esse é um indicativo de que o trabalho desenvolvido na cidade está no caminho certo. Para o treinador, o fato de Blumenau ter um time jogando a Superliga dá um referencial para o trabalho dos jogadores.

– Acaba servindo como uma vitrine. Os garotos trabalham para chegar no time adulto e, quem sabe, jogar a Superliga – comentou.

E, em meio aos títulos, despontam alguns talentos. Destaque para o ponteiro Raul de Souza, de 15 anos. O jogador foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-16 que vai disputar o Sul-Americano, no Peru, em abril. O atleta se apresenta para os treinamentos no final de janeiro.

Fonte: Santa

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário