quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quase 1,7 mil vagas de emprego esperam candidatos

Sines começam o ano atrás de mão de obra. No Litoral, empregos de sobra atraem interessados de fora

BALNEÁRIO CAMBORIÚ - Para quem procura emprego, uma boa notícia: sobram vagas nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da região. Em Blumenau, são mais ou menos 230 oportunidades de trabalho. Itajaí tem outras 100 e Rio do Sul tem 40. Mas é em Balneário Camboriú que há o maior número de vagas: são cerca de 1,3 mil oportunidades, principalmente nas áreas de alimentação e hospedagem. Há vagas para cozinheiro, garçom, camareira, gerente de hotel, recepcionista, copeiro entre outras. Mas engana-se quem pensa que há filas em busca das vagas em Balneário. Faltam trabalhadores.

Para a responsável pelo Sine, Teolice Regina Renner, isso ocorre porque quase todos estão empregados devido à alta temporada de verão. Com isso, empresas que precisam de trabalhadores penam para preencher vagas.

A proprietária de um restaurante em Balneário, Áurea da Silva, diz não encontrar garçons. A assessora de administração de um hotel, Solange Ticheski, relata ter vagas para camareira, garçom e para trabalho na lavanderia, mas não consegue contratar.

– Há mais oferta de trabalho do que procura. Outro problema é que os baixos salários das categorias ligadas ao turismo desestimulam as pessoas a ocupar essas vagas – opina Solange.

Segundo Teolice, é comum faltar trabalhadores no fim do ano e início do novo ano. A situação perdura até abril ou maio, quando termina a alta temporada de verão. Ela conta que semana passada, a maioria dos atendimentos no Sine foi de pessoas que queriam encaminhar o seguro-desemprego – o Sine é um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, responsável pela concessão do benefício – mas que elas não queriam saber das vagas oferecidas pelo posto.

– Falávamos das vagas, mas não havia interesse. Os trabalhadores diziam que iriam ficar parados ou fazer um bico. Também há casos em que desconfiamos que o trabalhador e a empresa fizeram um acordo. A pessoa é demitida, recebe o seguro-desemprego e continua a trabalhar. É ilegal, mas não cabe ao Sine fiscalizar.

Nesta semana, a procura pelas vagas começou a aumentar. De acordo com Teolice, quem está buscando as vagas, geralmente, vem de outras cidades para tentar a vida no Litoral.

– Temos vagas para essas pessoas, afinal, a oferta é muito grande. Quem quiser trabalhar, vai encontrar uma oportunidade.

Fonte: Santa

Oportunidades
Balneário Camboriú
- Vagas: cerca de 1,3 mil
- Funções mais requisitadas: camareira, gerente de hotel, recepcionista, copeiro, cozinheiro, garçom e serviços gerais
- Endereço: Avenida Atlântica, 2.554, Ed. Imperatriz, salas 5 e 6
- Telefone: 3367-4270
- Horário: 11h às 17h
Blumenau
Vagas: cerca de 230
- Funções mais requisitadas: nutricionista, cozinheiro, vendedor, mecânico, entregador e pedreiro
- Endereço: Rua Braz Wanka, 238, Bairro Vila Nova
- Telefone: 3327-3335
- Horário: 12h às 18h
Itajaí
Vagas: em torno de 100
- Funções mais requisitadas: auxiliar administrativo, faxineira, empregadas doméstica, recepcionista e secretária
- Endereço: Rua Anita Garibaldi, 425, Centro
- Telefone: 3348-1177
- Horário: 13h às 18h30min
Rio do Sul
- Vagas: cerca de 40
- Funções mais requisitadas: camareira, costureira, auxiliar de cozinha, pintor, engenheiro de produção e comprador
- Endereço: Rua Porto União, s/nº, Bairro Canoas
- Telefone: 3521-0966
- Horário: das 13h às 19h

1 comentário

jfogazza disse...

Sou do interior de São Paulo, formado em Adm. com ênfase em comércio exterior e falo 3 idiomas fluentes.
Canso de ler reportagnes sobre esse tema, onde dizem que faltam mão de obra qualificada em minha cidade, em outros estados e até no pais todo.
Contudo, me encontro desempregado e com um belo de um curriculum. Estu cansado de ouvir que sou muito qualificado para as empresas que procuro emprego, e o pior, muitas deles líderes em seus segmentos (Embraer, Unilever, Marcopolo etc) e outras tantas multinacionais.
A pergunta então é oque as empresas realmente buscam? quem são os contatos honestos, as agências de empregos que representam essas empresas?
Leio muito a revista VOCÊ SA e me baseio muitom em seus ensinamentos.. E,nada.
Será que precisarei sair do pais novamente para assim ter uma chance real de uma posição que tenho certeza estar preparado para possuí-la?
Ou as posiçoes so existem para inglês ver?

Um abraço a todos.

Postar um comentário