domingo, 12 de abril de 2009

Turismo: 10 motivos para você conhecer Blumenau:


1) Beleza: Blumenau é uma cidade dotada de uma arquitetura diferenciada, nobre. É desenhada pelo leito do Rio Itajaí Açu. É uma obra prima coberta por muito verde, e pelo colorido das flores pelos jardins.




2) Roteiros Naturais: Visitar locais como o Parque Municipal das Nascentes (com 364 espécies de animais, e mais de 360 espécies de árvores e arbustos, o Parque Spitzkopf, com 940 metros de altura e várias trilhas, a Nova Rússia (área pertencente à mata atlântica, com disponibilidade para passeios a cavalo, banhos de rio, visita às minas da prata, etc), ou o Parque natural São Francisco de Assis: Bem no centro de Blumenau, ao lado do maior Shopping Center da cidade, e com trilhas para caminhadas.




3) Roteiro Histórico: Em uma caminhada de cerca de 2,5 km, você pode conhecer locais históricos e turísticos, como a ponte da estrada de ferro, o antigo paço municipal, o mausoléu Dr. Blumenau, vários prédios antigos da charmosa XV de Novembro, Rua das Palmeiras, Museu da Família Colonial, Cemitério dos Gatos, Praça Hercílio Luz (antigo Biergarten), Catedral São Paulo Apóstolo, dentre outros.




4) Roteiro Industrial: Você pode conhecer de perto, empresas como: Cia Hering, Cristais Hering, Sulfabril, entre outras. Essas empresas lhe esperam de portas literalmente abertas para sua visitação.







5) Roteiro Cervejarias Artesanais:Conheça in loco algumas cervejarias de Blumenau e região, conhecidas por produzirem algumas das melhores cervejas do mundo, constantemente premiadas.




6) Festas: Oktoberfest – Dispensa comentários: A segunda maior festa da cerveja do mundo, com muita música, alegria, comida típica, muito chopp, com cervejas nacionais, importadas, e um destaque especial para aquelas produzidas aqui mesmo, na região. Desfiles são realizados durante a festa, onde milhares de pessoas devidamente trajadas mostram um pouco melhor Blumenau para o mundo. Além disso, o Bierwagen desfila durante vários dias da festa, distribuindo chopp grátis para quem quiser, pelas ruas da cidade. - FestItália: Uma demonstração da força da cultura italiana aqui na região, com uma festa típica italiana. Muita comida italiana, vinho, boa música, formam a festa. - Strassenfest mit Stammtisch: O tradicional evento é agora realizado uma vez por ano, na rua XV de Novembro (centro da cidade), e reúne centenas de grupos de amigos, cada qual em sua barraca, com muita comida, bebida, animação. Os grupos de “Stammtisch” nada mais são do que grupos de pessoas que se reúnem frequentemente, em um mesmo local, no mesmo dia, para conversar, bater papo, jogar alguma coisa, enfim..




7) Pontos Turísticos Diversos: Museu Fritz Muller, Museu da Água, Museu da Cerveja, Parque Vila Germânica, Empório Vila Germânica,dentre outros.




8) Nossa gente: Além da tradicional hospitalidade e alegria, a beleza do povo é reconhecida mundialmente. Prova disso são as 3 “Miss Brasil” que já saíram de Blumenau (Vera Fischer, Ingrid Budag, Isabel Beduschi), a top model Mariana Weickert, outra top model, Raphaela Scharf, Analice Nicolau (apresentadora do SBT), além de outras.


9) Turismo de Compras: Além da tradicional Rua XV de Novembro, um verdadeiro Shopping a céu aberto, visite também o Shopping Neumarkt (um dos maiores do estado em área construída), centros comerciais com lojas direto de fábrica, e as próprias lojas de fábrica, dentro das maiores indústrias de Blumenau e região.




10) Culinária: Impossível vir a Blumenau e não provar as delícias da culinária alemã. Os tradicionais Eisbein, Kassler, Marreco Recheado, etc, e também os doces, impossíveis de evitar. Uma visita a um café colonial é garantia de algumas calorias a mais, porém, é imperdível.






P.S.: Além de tudo já citado, ainda temos: Sommerfest: Realizada no Verão, envolve vários eventos pela cidade, de caráter turístico/cultural, inclusive um inédito Festival Nacional de Balonismo. Todas as quintas, durante o período da Sommerfest, existe a Sommerbierfest, que nada mais é do que uma mini-oktoberfest, no parque Vila Germânica; Forte turismo de eventos, com feiras como a Texfair, Fematex,etc. Além disso, a cidade fica em um local privilegiado, cerca de uns 60 km do litoral, e uns 150 km de Florianópolis, do lado de cidades igualmente interessantes para visitar (Pomerode, Brusque, Indaial, etc).



Resumindo: Você tem todos os motivos do mundo para vir conhecer a linda e loira Blumenau. Agora, é com você. Seja bem vindo.

Veja o filme produzido pela agência Propague, para divulgar a Oktoberfest 2009:



Hino de Blumenau




Blumenau, tens o nome do primeiro
Que chegou e desbravou tuas riquezas
Que tanto trilhou os teus caminhos
E sempre preservou tuas belezas

O progresso mora aqui
Blumenau, és razão de viver
O teu nome tem história
Blumenau, nunca vou te esquecer
O teu nome tem história
Blumenau, nunca vou te esquecer

Cidade de Nobre arquitetura
Desenhada pelo leito do teu rio
O verde que cobre esta pintura
Faz de ti patrimônio do Brasil

O orgulho faz do peito moradia
Dos que amam esta terra abençoada
Cidade jardim da alegria
No teu povo a beleza está plantada


Letra: Márcio Volkmann
Música: Edson Luis da Silva

Lei Ordinária 5514/00
22 de agosto de 2.000

Quer mais um pouco: Veja esse vídeo:


Links interessantes: Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Turismo de Blumenau

Adicione o Blog Nova Blumenau entre seus favoritos no BlogBlogs

Fotos: Prefeitura de Blumenau, Marcelo Martins, Eraldo Schneider, Secretaria de Turismo, Confederação Brasileira de Balonismo, Mário Barbetta

Acompanhe o Blog também pelo TWITTER: Clique AQUI!

10 comentários

Unknown disse...

marcio - legal - acho blumenal legal e ja tive o privilegio de passar por ai a trabalho varias vezes - gostei do seu engajamento para divulgar a cidade - o que nao entendo é por que as secretarias de turismo das cidades sao comandadas por retardados sem o minimo tino para a coisa - se for originario das area de turismo é mais limitado é ainda - eu ja me fudi divulgado pelotas no passado mas hoje quero que se foda - As pessoas que querem batalhar pela cidade sao excluidas por causa da filiaçao partidaria, então fica dificil. Eu nunca mais levanto um dedo para divulgar nada em Pelotas se nao entrar $$$$ - eles me ensinaram que as coisas funcionam assim - Bom não da para comparar que voces tem vocaçao turistica. parabens pelo engajamento e um bom domingo.

Adalberto Day disse...

Blumenau
Terra da magia. Cidade, linda por natureza, ordeira, cidade jardim. E como diz em seu hino de Márcio Wolkamann e Edson da Silva, “Blumenau tens o teu nome”. Cidade que ressurge das cinzas como FENIX, Parabéns Márcio por esses dez motivos, mas que certamente são multiplicados por 1000. Feliz Páscoa a todos.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da História

Alexandre Brendim disse...

Se me permite o testemunho, gostari de acrescentar que Blumenau é uma as cidades, mais bonitas, limpas e civilizadas do Brasil, além de ter o melhor marreco recheado que comi na vida!

Rodrigo Piva disse...

Eu que sou noivo, praticamente casado com uma blumenauense sou suspeito pra falar. Assino embaixo em tudo que foi dito.

Vale a pena conhecer esta belíssima cidade que é exemplo não só de educação e civilidade, mas de superação.

Abração

ismaelita disse...

Gente que cidade maravilhosa! gostaria de conhecer, parabéns pela postagem! vejo que tem amor por a sua cidade.

Everson disse...

Podemos adicionar mais 100 motivos, como por exemplo, as favelas da velha central, a falta de tudo em bairros como Fortaleza e Garcia, o descaso dos politicos em respeito a falta de saneamento básico em várias partes da cidade, visitas a fábricas falidas, a falta de civismo de muitos blumenauenses que se creen donos da cidade... e por ai vai. Desculpe o desabafo, mas me indigno quando qualificam Blumenau como sendo simplesmente a rua XV de Novembro e a Oktoberfest (uma festa que se tornou uma orgia alcólica para as carteiras mais forradas)... Igualdade de direitos a todos os blumenauenses é o que mais necessitamos.
Aquele abraço, EVer

Kim Chon disse...

Blumenau é é a pior cidade do Brasil...
Bando de brasileiro que acha que é alemão... Ridiculo!
Cidade de gente mesquinha...

Unknown disse...

Eu so de blumenau, e realmente é uma otima cidade, claro tem seus problemas como qualquer outra, mas é um bom lugar pra viver :D

Marcos disse...

Artigo maravilhoso sobre uma linda cidade !
Precisamos de mais Blumenauenses como o Marcio.

Unknown disse...

Concordo com o EV,Blumenau tem tantos problemas que ninguém imagina,favelas são poucas,mais tem,tem alguns pobres aqui que não tem dinheiro nem pra comprar comidas.Blumenau pode ter bastante empregos,ser organizada limpa e com um povo super gente boa(adoro o povo daqui)mais olha,aposto que Blumenau é muito mais normal como qualquer outra cidade.

Postar um comentário