quarta-feira, 1 de abril de 2009

Saúde prepara mega evento no Parque Ramiro Ruediger para o Dia Mundial da Saúde

Mais de 100 profissionais vão trabalhar durante todo o evento com serviços gratuitos à população

A Secretaria Municipal de Saúde está com tudo pronto para a realização de um mega evento em Blumenau. Trata-se de uma “Feira da Saúde” para comemorar o Dia Mundial da Saúde, na próxima terça-feira, dia 7 de abril, no Parque Ramiro Ruediger, no bairro da Velha. São diversas atividades, atrações artísticas e inúmeros serviços gratuitos direcionados especialmente à saúde da população. A previsão é que mais de 100 profissionais ligados à Saúde trabalhem durante todo o dia no evento.

A abertura acontece às 9h, com o encerramento das atividades somente às 19h. Os serviços vão desde orientações de nutrição, com medição da circunferência abdominal, teste de glicemia, orientações odontológicas, cardiovasculares e problemas de hipertensão, além de como se prevenir de doenças contagiosas, como a AIDS, por exemplo. Durante todo o dia, serão realizadas apresentações artísticas com a participação de outros setores da Prefeitura, como a Fundação Cultural, por exemplo, em um palco montado exclusivamente para o evento. Às 16h a comunidade terá a oportunidade de assistir ainda a uma apresentação da Banda Municipal.

Mais serviços – Ao contrário do ano passado, quando o evento foi realizado na Praça Dr. Blumenau, no Centro, a Secretaria de Saúde pretende neste dia ampliar o número de serviços disponíveis à comunidade no Parque Ramiro Ruediger. Exemplo é o caso do setor de odontologia, onde uma equipe qualificada estará orientando sobre os cuidados com a saúde bucal, inclusive sobre o câncer e os modos de se fazer o auto-exame. Em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Secretaria de Saúde estará disponibilizando também à população o Odontomóvel, que vai realizar exames preventivos aos participantes.

Outros setores da Secretaria de Saúde vão participar da promoção. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião de Blumenau (Cerest) vai trazer à população uma série de orientações sobre os direitos e deveres dos trabalhadores. A Vigilância Sanitária e Epidemiológica também estarão trazendo orientações sobre doenças, parasitas, vacinas e suas soluções, incluindo noções de saneamento básico. A Escola Técnica de Saúde (ETS) vai apresentar neste dia diversos vídeos sobre os trabalhos realizados em Blumenau pela Secretaria de Saúde, incluindo as capacitações direcionadas aos funcionários da rede pública.

Durante todo o dia equipes do Programa Saúde Mental estarão apresentando vídeos sobre saúde mental, o que se trata na verdade e quais formas de resolver esse problema. Além disso, as equipes vão realizar uma mostra de materiais produzidos pelos pacientes que freqüentam os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo um brechó. Funcionários do Banco de Leite e do Programa contra a Dengue também vão participar do evento, além dos Serviços de Atenção Especial e o Setor de Gestão do Trabalho em Saúde. Durante todo o dia o grupo Piracema, formados por voluntários do município e que incentivam a realização do parto de forma natural, estará participando do evento.

Serviço:
Dia Mundial da Saúde
Local: Parque Ramiro Ruediger
Data: 7 de abril – terça-feira
Horário: 9h às 19h

Fonte: Prefeitura de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário