sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Comen incentiva troca de cigarros por frutas no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Neste sábado, dia 29, Dia Nacional de Combate ao Fumo, Conselho Municipal de Entorpecentes de Blumenau (Comen), através de sua Gerência de Apoio, realiza Ação de Sensibilização e Prevenção sobre os malefícios provocados pelo tabaco, a partir das 8h na Praça Dr. Blumenau, na rua XV de Novembro.

A campanha Troque a sua Nicotina por uma Vitamina promovida há mais de dez anos pelo órgão em parceria com a Escola Adventista de Blumenau, sensibilizará os fumantes a trocarem cigarros por frutas. Em 2009, o tema da campanha é “ Ambiente 100% livre de fumo, um direito de todos.”O COMEN é um órgão vinculado a Secretaria de Assistência Social, da Criança e do Adolescente.

O Comen preparou uma programação especial para a data, com um cardápio musical. às 8h, acontece a abertura do evento com a Banda Municipal de Blumenau, seguida às 8h30min de apresentação de dança de crianças e adolescentes da Fundação Pró-Família. A partir das 9h30min é a vez da apresentação dos grupos de dança da Escola Barão do Rio Branco, seguidos da apresentação do grupo de dança Break às 11h.

Encerrando as apresentações musicais, às 11h30min a Banda musical da moradia provisória do Morro da Goiaba, na Itoupava Norte, mostra seu talento através dos instrumentos confeccionados a partir de sucata. A Gerência de Apoio fará distribuição de material informativo que alerta sobre os malefícios provocados pelo fumo.

O tabagismo é um problema de saúde pública, que ceifa a cada ano 200 mil vidas no Brasil e centenas de milhares no mundo. Entre outras doenças, o cigarro causa cânceres diversos, problemas cardíacos e câncer de pulmão. O fumante passivo (seu filho, por exemplo) tem de 200 a 300% mais chance de contrair câncer de pulmão que uma pessoa que não convive com fumante. O cigarro contém mais de 4750 substâncias nocivas à saúde.

O Comen funciona em regime de plantão 24 horas nos telefones 3326-6870 ou 9968-9829. O Conselho também atende a denúncias pelo fone 3326-1908.

Repórter: Viviane Roussenq

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário