quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Você sabia? Pelé e Garrincha em Blumenau


Na foto: Pelé e Garrincha juntos, em 1962. Arquivo pessoal Adalberto Day

Pelé jogou pelo Santos contra o Olímpico de Blumenau no dia 30 de agosto de 1961. O placar foi 8 a 0, com cinco gols marcados pelo rei. Já Garrincha, "o anjo das pernas tortas", atuou no Estádio da Baixada com a camisa do Olímpico no dia 30 de agosto de 1969. O adversário foi o Caxias de Joinville.

O Olímpico não foi só forte no futebol, mas também no amadorismo. A história de Waldemar Thiago de Souza confunde-se com a do atletismo catarinense. Nascido em 1926 , na localidade de Espinheiro (Ilhota), veio para Blumenau ainda jovem. Durante décadas foi o quase que imbatível atleta fundista de 5 mil e 10 mil metros. Representou Santa Catarina pelo Brasil, levando o nome de Blumenau além-fronteiras na década de 40 Ele representa todo o sucesso do Clube Grená no atletismo, como a família Belz , Paulo Zimmer, Mara Furmann e tantos outros.

Leia a matéria completa no blog do amigo cientista social e pesquisador Adalberto Day, com muitas curiosidades sobre a História do Grêmio Esportivo Olímpico, que completa em 2009 seus 90 anos de existência.

Parabéns ao Olímpico !

1 comentário

Adalberto Day disse...

Márcio
Fico mais uma vez orgulhoso de ver postado em seu blog, algo que escrevi. Sobre o nosso Querido time Grená, do qual você é o mentor junto com o Edson, do Hino belíssimo do Olímpico, só tenho mesmo que agradecer. Nada mais justo que nós prestarmos uma homenagem ao G.E. Olímpico, na passagem dos 90 anos de existência da agremiação da baixada. Nosso único representante que foi duas vezes campeão estadual 1949 e 1964, e vice em 1970, seu último campeonato profissional. Quanto ao Pelé, para nós blumenauenses, foi uma honra saber que jogou em Blumenau em 1961. O Garrincha também jogou, já em final de carreira, e eu tive oportunidade de vê-lo bem de perto, jogando com a camisa Grená. O Olímpico sempre estará na memória e na vida futebolística de nossa cidade, precisamos prestigiar este clube, como também os extintos, e os atuais o Metropolitano.
Parabéns pelo seu belo trabalho, Márcio, eu também sempre acompanho e só tenho a elogiar seu esforço de nos manter informado.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

Postar um comentário