terça-feira, 25 de agosto de 2009

Blumenau é o 4º município mais desenvolvido de SC

Essa boa notícia abaixo veio do Blog do Pancho (Francisco Fresard), titular também da coluna Mercado Aberto no Santa.

De acordo com o índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), Blumenau passou de 11º para 4º lugar no ranking estadual, divulgado nesta segunda-feira. Perde apenas para Jaraguá do Sul (1º), Brusque (2º) e Tubarão (3º). O ranking é formulado a partir de índices de educação, saúde, emprego e renda e tem como base os dados de 2006.

Itajaí aparece em 5º lugar. Florianópolis é o 8º município mais desenvolvido e Joinville, o 9º. Chapecó aparece em 11º e Criciúma em 12º.

Do Vale do Itajaí, além de Brusque, Blumenau e Itajaí, estão entre os 20 melhores posicionados no ranking: Indaial (13º), Rio do Sul (14º), Balneário Camboriú (15º), Navegantes (16º) e Gaspar (18º).

Quando avaliada em cada critério, Blumenau sustenta boa posição no índice de emprego e renda (6º), mas fica devendo em saúde (48º) e educação (90º).

O IFDM é calculado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). É o único índice com periodicidade anual e com recorte por municípios.

Resta saber como estão os números deste ano, depois da tragédia de novembro passado e do caos burocrático que prejudica o desempenho dos portos da foz do Rio Itajaí-Açu. Oficialmente, só saberemos em 2012. Algum palpite?

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário