sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Entrevista Exclusiva: Rony Cácio, do "Comida dos Astros"



Pra quem não conhece, Rony é um dos maiores talentos no humor brasileiro dos tempos atuais. Com seu "Comida dos Astros", que comemora 11 anos de carreira, ele trouxe ao humor brasileiro um estilo próprio, totalmente inovador. O grupo aparece constantemente nos maiores programas de tv brasileiros, e é sempre garantia de muitas risadas. Conheça mais do Rony, e do "Comida dos Astros", na entrevista que foi concedida exclusivamente para o Blog Nova Blumenau. Aproveito para agradecer toda a simpatia e atenção com que ele nos atendeu.

Blog Nova Blumenau: Como surgiu o nome “comida dos astros” ?

Rony Cácio: Quando tudo começou mambembe, nos bares da vila Madalena em São Paulo, tinha com o Fernando Kudder, parceiro da primeira formação, um grupo chamado Rádio 1.99. Começamos apresentando uma pocket ópera nos bares da Vila de um surrealista francês chamado Guillaume Apolinnaire, quando começamos a fazer paródias gastronômicas; pensamos em um nome pro programa, daí o Fernando sugeriu 'COMIDA DOS ASTROS', e assim ficou batizado.

BNB: Você sempre fez paródias? E sempre eram sobre comida ? Como começou isso ?

R.C.: Falo que sou uma paródia, resultado de uma incontinência urinária mal dada.

Sempre fui parodista desde criança e continuo fazendo sobre qualquer assunto, basta inspirar-se. Esses dias meu carro foi apreendido pelo detran; ao tentar resolver aparece a burocracia, que neste país é infernal. Em um dado momento quando já tinha tomado um chá-de-cadeira de horas ,fiz uma paródia da música 'CADERNO' do Chico Buarque que ficou assim.

SOU EU QUE VOU APREENDER
SEU CARRO QUANDO ESTIVER IRREGULAR
POR TODAS AS CANSEIRAS
VOU FAZER VOCÊ PASSAR.
O PÁTIO, O DETRAN E AS MULTAS , GUICHÊS
E A CÓPIA DO CRV.
SÓ PEÇO A VOCÊ UM FAVOR SE PUDER
EVITE UM MARRONZINHO QUALQUER.
(Marronzinho é como chamamos aqui os guardas da CET)

Começou com uma brincadeira, quando morava em uma república de amigos. Eu sempre fui um pipoqueiro de primeira, e certo dia fui fazer uma pipoca e ficou ruim cheia de piruá (milho que não estoura). No outro dia fui fazer outra e ficou perfeita, daí um amigo, falou.
- Nossa ! ontem você fez uma pipoca xôxinha, mas hoje, ficou uma pipoca bonita !
na hora veio a paródia da música da Madonna, La Isla Bonita, que ficou, PIPOCA BONITA !
Daí veio um especial chamado na janta com Magronna, onde ela falava seus gostos gastronômicos através das músicas parodiadas com comida. E deste dia em diante já se passaram 11 anos.

BNB: Rssss. Gosto muito dessa paródia da pipoca. Nesses anos todos, quantas formações o grupo já teve?

R.C.: Três: Fernado Kudder. Luiz França e agora o Gil Côrtes



BNB: Quantos fazem parte da equipe de apoio ?

R.C.: Diretamente no escritório temos uma secretária, assessor de imprensa, vendedora marketeira, e um produtor(a).
Tercerizado temos, moto-boy, taxista,vanzeiros, produtor que viaja, atores substitutos,faxineira,camareira,cenógrafo,artista gráfico,aderecista,iluminador e figurinista.

BNB: O que já aconteceu de mais inusitado/engraçado em uma apresentação de vcs ?

R.C.: Uma empreendedora imobiliária muita conhecida aqui em São Paulo, atrasou a entrega dos apartamentos em um ano e fez um evento para dar esta notícia convidando o COMIDA DOS ASTROS para entrar logo após o anunciado, ou seja, fomos o prozac desta situação. Os cinco primeiros minutos da apresentação parecia show funeral, momentos depois deixamos o públigo letargo. Me senti o remédio que o Michael Jackson tomava.

BNB: Imagine só a cena... rsss E quanto tempo de treino diário pra não esquecer? Alguma técnica?

R.C.: Como o trabalho já tem onze anos, os ensaios é só quando tem algo novo. E isso se resolve em uma/duas horas, e a técnica é ter bom humor na jogada. Sempre que vou encontrar o Gil chego com alguma situação cômica da minha vida ou de cotidianices.

BNB: Planos do Comida dos Astros pro futuro ?

R.C.: Estreamos o MERENDA DOS ASTROS, espetáculo infantil, fizemos alguns "sesc´s" aqui em São Paulo. Quero muito levar às escolas, pois é um trabalho extremamente educacional e didático.
Sempre quis fazer algo parodiado de Shakespeare a fiz uma paródia da peça Romeu e Julieta, que ficou uma tragédia gastrocômica, engraçadíssima, ainda para estrear.
Tem um livro que escrevi e vou lançar sobre os caminhos e descaminhos de ser artista independente no país, tendo o Comida dos Astros como senda.
E sempre me inscrevo em editais, quero muito ter uma sede própria para ensaios e principalmente formação, quero dar aula, apontar um futuro para os jovens que estão com vulnerabilidade social.

BNB: O que fazia antes do comida dos astros?

R.C.: Minha Formação é ator acadêmico, pela escola de teatro da Universidade Federal da Bahia. Então fiz peças de Aristófanes, Bertold Brecht, Samuel Becket, Martins Penna, Maria Clara Machado, Franz Kafka e outros, mas o comida dos astros é que veio pra ficar em minha vida.

BNB: O que seria se não fosse humorista?

R.C.: Pacifista, sou muito humanista ,agricultor também gosto muito de verde, plantas, matas e principalmente da terra, e gastrônomo (penso em ter um restaurante).

BNB: Com certeza um restaurante próprio inspiraria ainda mais você (se é que isto é possível, rss) com o "Comida". Qual seu prato preferido?

R.C.: O trivial, arroz-feijão me traz muito conforto afetivo, mas também adoro cuscuz nordestino, o feito em cuscuzeiro, que no nordeste come com leite.

BNB: Sabe cozinhar?

R.C.: Amo cozinhar principalmente para amigos. Tenho um grupo chamado CUSCUZ ANÔNIMOS, que se encontra para fazer tardes de jogatina com baralho, master, imagem e ação, detetive seguido de uma comilança tendo sempre o cuscuz como carro chefe.

BNB: Fique a vontade se quiser deixar uma receita como sugestão pros leitores.

R.C.: Esta receita foi elaborada por mim e por uma amiga pernambucana Andrea Cesar ; sempre é apreciada nos encontros do CUSCUZ ANÔNIMOS.

RECEITA DE FAROFA DE CUSCUZ.
INGREDIENTES
Um pacote de farinha em flocos de milho pré cozida (tipo milharina)
Um copo de 200 ml de água
Uma pitada de sal
50 ml de azeite extra virgem
Um tomate grande
Uma cebola média
Cheiros verdes (coentro, cebolinha ou salsinha)

Modo de preparo
Misture o sal e molhe a farinha , misture bem e deixe descansar por alguns minutos.
Pique o tomate,cebola e os cheiros verdes.
Coloque água na parte de baixo da cuscuzeira até a metade. Leve ao fogo. Está pronto quando começa a cheirar. Tire do fogo e acrescente os ingredientes começando pelo azeite, tomate , cebola e os cheiros verdes.
Use a criatividade para acompanhamentos, pode ser camarões, guisados e ensopados.

BNB: Conhece blumenau ? Já veio alguma vez até nossa cidade?

R.C.: Ainda não

BNB: Você se espelha em alguém da sua área?

R.C.: Sempre é bom ter referências. Nas minhas referências, é importante ter um conjunto de talento, ser um bom ser humano ,boa convivência e ideais artísticos. Cito alguns: Marcelo Médici, Danilo Gentilli, Dani Calabresa, Robson Nunes, Hugo Possollo, Graziella Moretto, Diogo Portugal , Catiúscia Canoro, Luiz Carlos Vasconcelo e outros.

BNB: E o Rony, o que gosta de fazer nas horas vagas ?

R.C.: Adoro ler, cozinhar pro amigos, cinema, jogar peteca, viajar a lazer, ir a teatro, exposições.

BNB: Programa de humor preferido ?

R.C.: Por opção estou sem Tv em casa, mas quando viajo vejo nos quartos de hotel alguns : Hermes e Renato, CQC,horário político, tv senado e muuito youtube, ali sim tem humor a qualquer hora.

BNB: O que gosta de ouvir ?

R.C.: Eu sou extremamente democrático com os ouvidos até porque não tenho como tapá-lo em algumas situações, e meu trabalho requer esse apuramento principalmente com as coisas do Brasil. Agora quando vou escolher é: Chico, Caetano, Elis, Tim Maia, Bethânia, Ney, Vanessa da Mata, Tom Zé e Jobim, tudo de Pernambuco, Marisa, Jorge Benjor, Seo Jorge, Cartola, Luiz Gonzaga, Milton, Gil, Alceu, Chico César, Paralamas, Céu, Gal, Mutantes,Rita Lee, Rita Ribeiro, Zeca Baleiro,Palvra Cantada,Arnaldo Antunes,Roberto Carlos,Carlinhos Brown e tantos, nossa música é incrível.

BNB: Fique a vontade pra deixar a mensagem que quiser pros leitores.

R.C.: Leiam, leiam e leiam, como escovar os dentes, e comer. Tem que colocar a leitura como hábito, ao menos 20 minutos por dia. Quando você lê, não te enganam, e conhecimento é a única coisa que não te tiram.

BNB: Rony, pra fechar, um desafio: Com o que conhece a respeito de Blumenau, seria capaz de produzir uma paródia pra nossa cidade?

R.C.: Ok, vamos lá..

PARÓDIA PARA A CIDADE DE BLUMENAU

AQUARELA DO BRASIL (ARI BARROSO)

BRASIL NO BRASIL BRASILIERO
BLUMENAU É O PRIMEIRO
COLÔNIA ALEMÃ EM VERSOS.

O CAFÉ COLONIAL
E AS TORTAS
MASSA FOLHADA
BLUMENAU O MEU AMOR
TERRA DE CERVEJA E CHOPP

PRA MIM
PRA MIM !

Ô ABRE AS CORTINAS DO PASSADO
VÁRIOS COLONOS LIDERADOS
PELO DR. BLUMENAU

ASSIM
PRA MIM
OKTOBEFEST
PRA MIM

VOU COMER PURÊ
REPOLHO ROXO
ESBEIN, MARRECO E BISCOITO
CHUCRUTE E CARNE DE PORCO

PRA MIM
É ASSIM
BLUMENAU
PRA MIM.

Abaixo, Uma participação do Comida dos Astros no Jô.

Parte 1)


Parte 2)


Quer conhecer mais a respeito do Comida dos Astros, ver agenda e formas de contato? Veja o SITE e também o "Rocamblog".

Gostou? Acompanhe o Blog também pelo TWITTER

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário