domingo, 2 de agosto de 2009

Chuva recua e risco de deslizamentos em Santa Catarina diminui, diz Defesa Civil

Defesa Civil diz que não há mais desabrigados no estado.

Órgão de meteorologia diz que choveu 'zero' na última hora.

As chuvas que atingiram a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, nos últimos dois dias já começam a cessar e os riscos de deslizamentos diminuíram em todo o estado, segundo informaram neste domingo (2) ao G1 a Defesa Civil de Santa Catarina e o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), órgão ligado ao governo do estado.

De acordo com o Sargento Nilton Lourenço Leonel, operador do Centro de Operações da Defesa Civil (Codec), não há mais nenhuma família desabrigada no estado e não houve registro de reclamações ou pedidos de socorro durante a madrugada de sábado para domingo.

"O risco diminuiu porque não temos mais previsões de chuvas", disse.

Até as 13 famílias que haviam sido retiradas de suas residências em Blumenau por motivo de precaução já retornaram para casa, segundo Leonel.

Segundo Leonel, nível do rio Itajaí-Açú, o mais importante do Vale do Itajaí, diminuiu de 4,92 metros para 4,64 metros de sábado para domingo.

"Não é normal, mas não é motivo de grande preocupação. Começa a ser preocupante a partir de 6 metros", afirmou.

"Não tem mais nenhuma família desabrigada no estado. Há risco de deslizamento apenas em Luiz Alves, mas apenas nos morros, longe de áreas residenciais", disse.

Leonel fez na manhã deste domingo levantamento da situação em 11 municípios onde havia previsão de chuvas fortes ou onde já ocorreram deslizamentos nos últimos dias: São José, Florianópolis, Palhoça, Iguaçu, Blumenau, Joinville, Brusque, Rio do Sul, Ilhota, Luiz Alves e Gaspar: os três últimos ficam na região do Morro do Baú, mais atingida pelas chuvas.

Desde sábado, a prefeitura de Ilhota declarou estado de emergência.

A situação de emergência facilita a tomada de ações pelo município para restabelecer a normalidade e permite pedir ajuda aos governos federal e estadual para a recuperação da cidade.

Chuva 'zero'

A chuva já deu uma trégua em todo o estado e deve cessar até a tarde deste domingo , segundo prevê o meteorologista Daniel Calearo, do Ciram.

Segundo ele, depois do forte volume de água registrado durante a noite, choveu "praticamente zero" na última hora na parte leste do estado, onde está localizada a região do Vale do Itajaí - a mesma que foi castigada pelas enchentes no fim de novembro, quando 135 pessoas morreram.

"A noite choveu forte, mas na última hora não choveu nada, entre 1ml ou 2 ml. Chuva praticamente zero. A tendência é ir parando e a chuva mais forte se concentrar no Paraná e no sul do estado de São Paulo", afirmou, por telefone, ao G1.

Segundo o Ciram, entre a noite de sexta e madrugada de sábado, o volume de chuvas no Estado totalizou uma média entre 50mm e 70mm, em todas as regiões.

De acordo com a Defesa Civil de Blumenau, o nível do rio Itajaí-açu está 5,56 metros acima do nível normal; em 24 horas, choveu na região o volume equivalente a um mês.

A chuva já parou, segundo Calearo, na região oeste do estado; para ele, a tendência é de que o tempo fique "firme" e sem chuvas no estado até a próxima quinta-feira (6), quando uma nova frente fria se aproximará de Santa Catarina.

Deslizamentos

Até a noite do sábado (1), a Defesa Civil de Santa Catarina registrou deslizamentos e escorregamentos de terra em seis municípios do Vale do Itajaí e Litoral Norte, por causa das chuvas que atingem a região.

No Morro do Baú, em Ilhota, foram registrados mais de 30 deslizamentos de terra.

Na cidade de Luis Alves, os deslizamentos foram longe de áreas habitadas. Em Brusque, houve nove deslizamentos, dos quais um atingiu uma casa. A Defesa Civil do município foi acionada para retirada da família.

Em Gaspar, ruas foram interditadas após uma queda de barreira. Em Joinville, houve um deslizamento.

Fontes: Clicrbs, G1, GloboNews

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário