segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Nosso Inverno questiona as políticas culturais

BLUMENAU - Devolvam nossos braços foi o pedido dos grupos de teatro de Blumenau, durante o Nosso Inverno, evento ocorrido sábado e domingo no Teatro Carlos Gomes. Multicultural, o festival foi marcado na abertura por um espetáculo-manifesto. No palco do grande auditório, 12 grupos de teatro mostraram cenas que lembraram a falta do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) este ano e questionaram as políticas públicas de cultura.

O protesto ocorreu durante as 24 horas. Na maioria dos espetáculos, artistas lembravam dos motivos da realização do evento. Além disso, era possível encontrar pelos corredores, auditórios e salões do teatro integrantes simulando a falta dos braços. Também circulou um abaixo-assinado, em prol de melhores políticas públicas.

No último debate de sábado, a classe artística se reuniu com o reitor da Furb, Eduardo Deschamps, e a presidente do Conselho de Cultura, Noemi Kellermann. O diálogo buscou esclarecer dúvidas com relação ao Fitub, às leis de incentivo e ao Fundo Municipal de Cultural. Ao final, Noemi ressaltou a importância em transformar o Nosso Inverno em um movimento para fortalecer a cultura da cidade, criando expectativas para a próxima reunião da Conferência Municipal de Cultura, em setembro.

A presidente da Fundação Cultural, Marlene Schlindwein, convidada para participar do evento, não compareceu ao debate, o que causou indignação por parte dos artistas. Procurada pela reportagem na tarde de ontem, Marlene não foi encontrada.

Fonte: Santa

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário