Dos 37 diagnósticos que chegaram ao município, nove são de gripe A e outros 28 da versão comum da doença
BLUMENAU - A Secretaria Municipal de Saúde aguarda para o decorrer desta semana a chegada dos resultados dos exames de 32 suspeitos de gripe A. Até ontem, Blumenau tinha nove casos confirmados e uma morte, que foi registrada sexta-feira. Outros 28 pacientes com sintomas da doença já receberam o exame e foram diagnosticados com gripe comum, sendo descartada a possibilidade de possuírem o vírus H1N1.
– A gripe comum é tão ou mais perigosa que a gripe A. O número de pessoas que adoecem por gripe comum hoje em Blumenau é maior do que de gripe A – aponta o diretor de Vigilância em Saúde e secretário interino de Saúde, Marcelo Schaefer.
A comparação entre os números das gripes comum e A é divulgada periodicamente no site do Ministério da Saúde. No último boletim, que abrange o período entre 25 de abril e 1º de agosto, 17,1% dos casos tiveram diagnóstico da nova gripe. Os outros 82,9% eram vítimas da comum. Schaefer lembra que no inverno as doenças respiratórias são frequentes todo ano e lotam os pronto-socorros. Segundo ele, 70 mil pessoas no Brasil morrem por ano por complicações de gripe comum. Por isso é fundamental não ser negligente ao sentir febre alta, dor de cabeça e dor muscular, sintomas das duas versões da doença.
Para tentar reduzir o movimento nas emergências dos hospitais de Blumenau, a Secretaria Municipal de Saúde implanta amanhã o Centro de Triagem, no Centro de Saúde da Rua Itajaí, ao lado do Ambulatório Geral. A estrutura provisória pretende atender a demanda de pacientes com sintomas da doença e encaminhar aos hospitais apenas os casos mais graves.
Fonte: Santa
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
H1N1: Blumenau espera por 32 exames
Postado por
Márcio Volkmann
às
09:24
Marcadores: saúde, utilidade pública
technorati: saúde, utilidade pública
Marcadores: saúde, utilidade pública
technorati: saúde, utilidade pública
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
seja o primeiro a comentar!