sábado, 15 de agosto de 2009

Vírus h1n1 em Blumenau

Abolutamente oportuno o que o Jornalista Alexandre Gonçalves nos escreve em seu blog "Informe Blumenau", em matéria postada hoje a respeito da gripe "A". Segue:

PRIVADO
Cerca de 70 pessoas por dia em Blumenau fazem exames em um laboratório particular chamado Genolab. Pelo menos 30 deles dão positivo para o vírus da Gripe A. A informação é do infectologista Amauri Mieli. Os exames custam cerca de R$ 140 e demoram 12 horas para ficar prontos.

PÚBLICO
Enquanto isto o boletim oficial da Secretaria de Saúde de SC empacou nos dados de segunda-feira e muitas são as razões. A falta de informações gera incertezas desnecessárias e a demora para os resultados causa preocupação. Se a prevenção é o melhor remédio, ela só é possível através da informação.

PÚBLICO 2
Os exames em Santa Catarina são encaminhados para o Lacen, Laboratório do Estado, que encaminha para outros três laboratórios no país, que por sua vez analisam dados de todo o Brasil. Esta é a explicação oficial para demora na divulgação de novos resultados, excesso de demanda.

PRIVADO 2
Enquanto isto um laboratório particular dá o resultado de um dia para o outro e no mesmo dia, se for o caso. Ele não está credenciado pelo Ministério da Saúde, mas foi o laboratório usado pelo secretário de Saúde de Blumenau, Marcelo Schaeffer, no seu caso particular.

PERGUNTA
Se a autoridade maior da área na cidade confia, é sinal que o exame é correto. Porque então não se faz um convênio ou alguma saída jurídica administrativa para que os exames sejam feitos neste laboratório ou em outros particulares? Depender de apenas três laboratórios em todo país me parece de um atraso dos tempos coloniais. Não se justifica.

ATÉ QUANDO?
Será que a burocracia será a culpada também para explicar tanta distância entre o privado e o publico? Reformulando a pergunta. Quando os políticos farão uma ação concreta, real, para acabar com estas distorções? (AG)

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário