terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Blumenau pode fomentar negócios com República Tcheca


Petr Polakovič (centro) com o coordenador e vice do Núcleo de Comércio Exterior

Possibilidades de cooperação foram discutidas em reunião na Acib

Empresários, representantes da Diretoria da Acib e do Núcleo de Comércio Exterior da entidade estiveram reunidos nesta segunda-feira (07) com o presidente da Câmara de Comércio Tcheco-Brasileira Petr Polakovič. Em missão por algumas cidades do Sul do Brasil, ele apresentou os trabalhos da Câmara e discutiu possibilidades de cooperação.

A República Tcheca faz parte da União Europeia desde 2004 e, após o período de domínio comunista (1948-1989) voltou a ver a economia se desenvolver. Segundo Polakovič, o interesse no Brasil se dá em razão da economia em crescimento no nosso país e, especialmente no Sul, devido à proximidade cultural.

O presidente da Câmara de Comércio citou como produtos de maior exportação na República Tcheca motores para veículos, trilhos, componentes de veículos, bombas para líquidos e equipamentos e aparelhos de ar condicionado. Ele citou diversas empresas daquele país que possuem relações comerciais ou acordos com companhias brasileiras. “Nossa intenção é encorajar as empresas brasileiras e investirem nesse processo, instalando escritórios ou unidades no nosso país, em cidades como Praga, por exemplo”, apontou.

As vantagens de estabelecer este relacionamento para os brasileiros, segundo Polakovič, é que a República Tcheca possui ampla infraestrutura, rede de abastecimento e distribuição, mão-de-obra especializada, posição geográfica favorável e relações consolidadas com o mercado europeu. Ele sugeriu a organização de uma missão para o próximo ano, colocando-se à disposição para auxiliar a formatar um programa baseado nas necessidades da região.

Cristiane Soethe, no Acib.net

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário