quinta-feira, 15 de julho de 2010

17ª edição da Festitália inicia nesta sexta-feira, dia 16

A 17ª edição da Festitália, que inicia nesta sexta-feira, dia 16, no setor 3 do Parque Vila Germânica, apresenta muitas novidades durante os 10 dias da festa. Os amantes da tradição e cultura italiana poderão saborear um evento com muita culinária, música, canto e dança.

Uma das novidades desta edição é a gastronomia da festa. Com 21 anos de tradição na cidade, a pizzaria Don Peppone preparou um sofisticado bufê para servir ao público da 17ª Festitália. Diversos tipos de massas, carnes, saladas, antipasti, risotos e molhos especiais formam o cardápio. A estrutura está montada para servir até 1.000 pessoas por dia.

Pelo oitavo ano consecutivo, a panificadora Pão e Vinho é responsável pela mesa de antipasti, onde mais de 80 itens são apresentados aos visitantes da festa. Além do tradicional restaurante, que possui um variado cardápio que percorre todos os estilos da cozinha italiana.

Além da gastronomia, a Festitália conta com uma ampla carta de vinhos. Para esta edição a festa conta com 10 vinhos importados da Itália e de países da América do Sul. Dentre eles, destaca-se o Chianti, um dos vinhos mais apreciados pelos italianos. A Vinícola San Michelle, de Rodeio, que é referência em vinhos durante o evento, estará comercializando cerca de 25 rótulos durante a festa.

História da maior festa italiana de Santa Catarina
A Festitália surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. Desde sua primeira edição consagrou-se como a maior festa italiana de Santa Catarina. Desde a primeira edição a Festitália acontece na Vila Germânica. No primeiro ano a maior atração foi a Orquestra Zaccharo de São Paulo e os conjuntos regionais, com prestígio e incentivo.

Na segunda edição, buscou-se melhorias e foram oferecidos ao público expoentes da música italiana. E a partir da terceira edição a Festitália se consagrou como uma festa de família e de encontro de amigos. Nas edições mais recentes os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público, além de consolidar a festa como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário