domingo, 18 de julho de 2010

“Roma, Cidade Aberta” é o filme do CineArte de segunda-feira, dia 19

Filme integra programação de julho – dedicada ao cinema italiano. Apresentação é na Fundação Cultural de Blumenau. Dirigido por Roberto Rossellini, “Roma, Cidade Aberta” é considerado um dos maiores filmes da história pela crítica mundial

O CineArte da Fundação Cultural de Blumenau (FCB) apresenta, segunda-feira, dia 19, “Roma, Cidade Aberta”. Filme italiano e alemão de 1945, do gênero drama de guerra dirigido por Roberto Rossellini. Com locações reais e atores amadores, “Roma, Cidade Aberta” foi considerado um dos maiores filmes da história pela crítica mundial. Em 1946, recebeu o grande prêmio do Festival de Cannes. Foi indicado para o Oscar de melhor roteiro adaptado.

O filme faz parte da programação de julho do CineArte – dedicado ao cinema italiano. A exibição será às 19h30min, na Fundação Cultural – sala de teatro Edith Gaertner. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Sinopse: Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

Itália, 1945 – Direção de Roberto Rossellini. No elenco, Anna Magnani, Marcello Pagliero, Vito Annichiarico e Nando Bruno. Duração: 100 minutos.

Curiosidades sobre o filme

- Muitos críticos consideram “Roma, Cidade Aberta”, o melhor filme da carreira do diretor Roberto Rossellini;
- O filme conta com imagens verdadeiras da Segunda Guerra Mundial;
- O filme é considerado um clássico do neo-realismo italiano e também do cinema mundial;
- Interpretação da atriz Anna Magnani é muito elogiada pela crítica mundial;
- Filme inicia uma trilogia que Rossellini fez sobre o pós-guerra (Segunda Guerra Mundial) continuada por “Paisá” e “Alemanha, Ano Zero”

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário