quarta-feira, 14 de julho de 2010

Prefeitura implanta o Programa Saúde na Escola para alunos da rede de ensino

Cerca de 913 alunos de escolas municipais estão sendo beneficiados com o Programa Saúde na Escola (PSE), implantado este ano pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação para avaliar as condições de Saúde dos jovens no município. Trata-se um projeto do Ministério da Educação e Saúde, com o objetivo de fazer com que cada município participe diretamente na promoção da Saúde e prevenção de estudantes da rede de ensino.

Em Blumenau, o programa atinge todos os alunos que já fazem parte do Programa Mais Educação, cujo objetivo é assistir aos estudantes que possuem algum tipo de deficiência no aprendizado. Através do PSE, os estudantes são avaliados dentro de suas próprias residências por equipes dos postos de Saúde da cidade.

Entre os benefícios, os estudantes recebem avaliação clínica e psicossocial, Saúde Bucal, atualização do calendário vacinal e avaliação nutricional. Além disso, o atendimento visa também à promoção da atenção integral à Saúde por parte do estudante, trazendo a ele orientações específicas, como prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas.

Caderneta de Saúde – Paralelamente ao PSE, a Secretaria de Saúde e Educação distribuiu a Caderneta de Saúde da Adolescência para estudantes da rede de ensino com idade acima de 10 anos. Da mesma forma que crianças e idosos contam com a caderneta de Saúde, agora os jovens também integram essa lista.

A caderneta de Saúde é na verdade uma cartilha com quase 50 páginas e que traz aos estudantes diversas informações sobre saúde, orientações e os cuidados na alimentação, internação hospitalar e Saúde Bucal, além de dirimir dúvidas sobre as mudanças que ocorrem no corpo enquanto adolescente.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário