segunda-feira, 5 de julho de 2010

CineArte de julho é dedicado ao cinema “italiano”

São quatro filmes, com grandes nomes do cinema italiano, como Vittorio de Sica e Roberto Rossellini. A programação começa na próxima segunda-feira, dia 5, com o premiado “Ladrões de Bicicleta”

O CineArte de julho da Fundação Cultural de Blumenau (FCB) é dedicado ao “cinema italiano” (ver tabela). É uma grande oportunidade de ver (rever) filmes dirigidos por Vittorio de Sica e Roberto Rossellini, por exemplo. Em comum, os quatro filmes integram o Neo-Realismo, movimento originário na Itália no meio dos anos 50 que contava histórias de consequências da guerra ou então resistências. O primeiro da lista é “Ladrões de Bicicleta” – escolhido por críticos rotineiramente em todo o mundo como um dos maiores filmes de todos os tempos. O CineArte é exibido toda segunda-feira, às 19h30min, na Fundação Cultural – sala de teatro Edith Gaertner. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Sinopse: “Ladrões de Bicicleta”. A história se passa logo após a Segunda Guerra Mundial, com a Itália destruída e o provo passando necessidade. Ricci (Lamberto Maggiorani) consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador de cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria (Lianella Carell) conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno (Enzo Staiola), filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia.

Itália, 1948 – Direção de Vittorio de Sica. No elenco, Lamberto Maggiorani, Enzo Staiola, Lianella Carell, Gino Saltamerenda e Vittorio Antonucci. Duração: 92 minutos

Curiosidades sobre o filme

- A produção de Vittorio De Sica foi uma consagração completa de crítica e público. Além de se tornar o longa mais visto na Itália em 1948, também entrou direto no topo das listas de grandes filmes da história, em quase todas as listas realizadas por publicações de prestígio;
- Ladrões de Bicicleta está para o neo-realismo italiano como “2001 – Uma Odisséia no Espaço” para a ficção científica, ou como “À Beira do Abismo” para o filme noir, ou ainda como “Rastros de Ódio” para o faroeste. É o filme mais importante dentro de seu gênero, o mais famoso, o mais conhecido;
- Além de ser uma viagem sentimental de um pai e filho, “ladrões de Bicicleta” é também uma bem documentada obra histórica que destaca as lutas de vida regular em Roma do pós-guerra.
- O filme ganhou diversos prêmios e monções. Prêmio especial do júri do Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça; ganhador do Bafta em 1950 de melhor filme de qualquer origem; prêmio Junpo Kinema, linguagem melhor filme estrangeiro de 1951, dentre tantos outros títulos.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário