quarta-feira, 20 de maio de 2009

Blumenau entra para circuito do tênis

Mais de 2 mil pessoas prestigiaram a decisão entre Reginaldo Dutra Silva e Marcelo Demoliner

O 4º Aberto de Tênis de Santa Catarina, disputado nas quadras do Tabajara Tênis Clube nas últimas semanas e que encerrou no domingo (17), deixa dois legados para Blumenau. A competição serviu para firmar o nome da cidade no circuito nacional da modalidade e, de quebra, lançar um potencial campeão das quadras.

Ao fim da decisão do torneio entre o gaúcho Marcelo Demoliner e o paulista Rogério Dutra Silva, no início da tarde de domingo (17), as conclusões eram unânimes. As mais de 2 mil pessoas que prestigiaram a decisão vencida pelo gaúcho por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/0, ficaram extasiadas com o desempenho de Demoliner e com um gostinho de “quero mais”. Nos discursos de autoridades, organizadores e patrocinadores do evento, o desejo de realizar a quinta edição do torneio na cidade era evidente. O mais contundente foi o do presidente do Tabajara, Otávio Margarida.

“Blumenau pode e deve continuar recebendo esse torneio. Quero aproveitar o ensejo e lançar o desafio para recebermos o 5º Aberto de Tênis de Santa Catarina como evento de inauguração das duas quadras cobertas que o clube vai construir”, diz.

A intenção de voltar para Blumenau em 2010 com a competição foi endossada pelo diretor da Protenis Promoções Esportivas, Ennio Moreira, um dos organizadores do evento. “A estrutura oferecida pelo clube, o envolvimento da cidade, do público, enfim, tudo nos faz querer voltar para Blumenau no próximo ano”, afirma.

O secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, por sua vez, foi mais comedido. Lembrou que o torneio originalmente tem como sede Florianópolis e que, desta vez, teve de ser realizado em outra cidade devido ao WTTC. Ainda assim, assegurou que vai avaliar os pedidos “com carinho” e que para que o torneio volte à cidade, “as parcerias devem ser mantidas”.

Grande talento

O título conquistado pelo gaúcho Marcelo Demoliner cria grande expectativa sobre o tenista de apenas 20 anos. Na segunda vez que disputou um torneio challenger - competição que reúne jovem tenistas profissionais de diversos países -, o “cavalo”, como se auto-denomina quando entra em quadra, mostrou que tem potencial para se tornar um grande nome da modalidade no País.

As cinco vitórias conquistadas nas cinco partidas que disputou, com apenas dois sets perdidos, mostram o potencial do atleta. O forte saque, a variação de jogadas e a estatura (1,93 m de altura) o credenciam para novas conquistas e tornam inevitáveis as comparações com o último grande ídolo nacional das quadras, o catarinense Gustavo Kuerten.

Ciente do futuro promissor, Demoliner sabe que precisa se dedicar e desenvolver ainda mais o jogo para alcançar novas conquistas. “Sei que preciso manter a humildade, ter os pés no chão e continuar trabalhando muito, pois ainda tenho muito a conquistar”, avalia.

Após o título em Blumenau, Demoliner arruma as malas com os US$ 5 mil conquistados e os 75 pontos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), e viaja para Uberlândia, em Minas Gerais, onde disputa outro torneio. Na semana seguinte, entra em quadra em outro evento, em Ribeirão Preto, no interior paulista. “Depois, vou ver o calendário, pois com esta subida no ranking consigo entrar em outros torneios challengers”, completa.

Fonte: Folha de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário