terça-feira, 26 de maio de 2009

Estacionamento: Para onde crescerá a Área Azul

Pressionado por comerciantes, Seterb estuda ampliar cobrança de estacionamento na região central

BLUMENAU - Na calçada, com os braços na cintura e o olhar de reprovação ao ver os carros parados ao longo da via, o comerciante Ivo Scussiato dispara:

– Vê se tem lugar pra estacionar aqui? Não tem! É de manhã até a noite o mesmo carro parado. Saturou. Ou a prefeitura põe a Área Azul aqui também ou eu saio da rua.

A indignação do comerciante da Rua Antônio da Veiga faz parte de uma discussão que ganha força a cada dia, estampada na falta de estrutura viária da cidade. Congestionamentos, ônibus lotados e falta de vagas para estacionar são algumas das reclamações recorrentes dos blumenauenses, que têm de conviver com a frota de mais de 179 mil veículos nas ruas. Paralelo às alternativas apresentadas pelo Seterb e Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), como os corredores exclusivos para ônibus e expansão das ciclovias, o município estuda a ampliação do sistema de estacionamento rotativo para outras áreas da cidade.

A rua onde fica o comércio de Ivo está nos planos do Seterb e Seplan para integrar a Área Azul. A medida partiu de um desejo dos próprios comerciantes. Ano passado, um abaixo-assinado pedindo o estacionamento rotativo ganhou a adesão de lojistas e empresários da via e foi encaminhado à prefeitura.

– Não há condições. Para estacionar, é complicadíssimo. Quem acaba perdendo somos nós, já que não há vagas para os nossos clientes chegarem até a loja – afirma o empresário Dileto Ponsoni.

Apesar de não dar prazos, Seterb e Secretaria de Planejamento afirmam que a ampliação da Área Azul é uma necessidade e deverá ocorrer até o próximo ano. Ruas como a São Paulo e Martin Luther também devem adotar o estacionamento rotativo.

– Na med ida em que nós temos comerciantes reclamando de que o espaço público é usado como garagem, nós temos que fazer uma intervenção. Então, estamos, à luz de todos os pedidos que foram formulados, fazendo uma reavaliação da área central – explica o presidente do Seterb, Rudolf Clebsch.

Repórter Rafael Waltrick, para o Jornal de Santa Catarina

Audiência pública
Uma audiência pública na Câmara de Vereadores chamou a comunidade para discutir problemas e possíveis soluções relacionadas ao trânsito da cidade. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião, promovida ontem. Ao fim da audiência, um Fórum de Discussão Permanente foi criado para acompanhar as propostas e propor alternativas, com a participação de representantes da comunidade, classe empresarial, Executivo e Legislativo. As reuniões do fórum foram marcadas para os dias 29 de junho e 27 de julho. Dia 31 de agosto, ocorrerá nova audiência pública

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário