quinta-feira, 28 de maio de 2009

Oktober 2009 terá mudanças

Bilhetagem eletrônica, DJ alemão e postais de divulgação estão entre as novidades da festa que será lançada hoje

BLUMENAU - A Oktoberfest 2009 terá DJs alemães e bilhetagem eletrônica. O novo som tocará duas vezes por semana no Setor 3. Os ingressos atuais serão substituídos por cartões magnéticos. O número de pontos de venda vai aumentar e haverá possibilidade de comercializar as entradas no Litoral, facilitando a vida do turista. Estas e outras novidades serão apresentadas aos foliões hoje, às 19h30min, no lançamento da 26ª edição da festa mais alemã do Brasil, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. A programação oficial vai ocorrer de 1º a 18 de outubro.

– A implantação do ingresso eletrônico vai nos dar possibilidade de colocar os ingressos à venda com antecedência e em vários lugares. Além de agilizar o processo, descongestionando as filas nas bilheterias, não permite a falsificação – explica Norberto Mette, presidente da Vila Germânica.

A ampliação do pátio da festa até a Rua Alberto Stein também também é analisada pela prefeitura, além de mudanças na gastronomia, decoração e segurança. De acordo com a diretora de Promoções do Parque Vila Germânica, Cristina Miranda, o objetivo é revitalizar pontos que eram motivo de críticas em edições anteriores. Os pavilhões, este ano, terão rotas de fuga exclusivas para acesso da polícia ou Corpo de Bombeiros. Para compensar a perda do espaço ocupado pelos corredores nos setores, a área do pátio deve ser ampliada.

– Estamos em discussão sobre este ponto. A ampliação do pátio é necessária para que o público não perca espaço – completa Cristina.

O visitante também terá mais opções de comida típica e postos de vendas. A iniciativa pretende diminuir as filas. Outra mudança será no Setor 3. O pavilhão será revitalizado com decoração inspirada na Alemanha moderna. Quartas e sábados haverá som eletrônico com DJs alemães e brasileiros. Cristina acredita que, como ocorreu em 1984, a Oktoberfest 2009 vai recuperar a autoestima do blumenauense. O sentimento de reconstrução também pode ser o responsável por atrair o público de outras cidades.

Os hotéis comemoram a maior procura por leitos em quatro anos. O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região estima que a movimentação em busca de hospedagem aumentou 20% se comparado a 2008. Entre as causas, está o feriado do dia 12 de outubro, que cairá em uma segunda-feira. Além disso, espera-se que o clima contribua. Ano passado, a Oktober foi prejudicada pela chuva e mesmo assim 594.636 pessoas compareceram.

– Muita gente quer vir para visitar a Oktober e saber como a cidade está – avalia o presidente do sindicato, Emil Chartouni Neto.

Caroline Passos, no Jornal de Santa Catarina

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário