domingo, 31 de maio de 2009

Previsão indica possibilidade de neve na próxima semana em Santa Catarina

Fatores combinados podem provocar fenômeno a partir de segunda-feira

Entre segunda e terça-feira, o cenário de dias nublados e com temperaturas amenas pode mudar na Serra catarinense. Conforme alerta da Central RBS de Meteorologia, divulgado neste sábado, pode nevar na região.

Para que isso aconteça, uma combinação de fatores deve existir. Uma massa de ar polar precisa baixar a temperatura, num frio entre 2ºC e -2ºC. Depois, um ciclone extratropical no mar deve jogar umidade para a Serra.

Formada, a neve precisará atravessar uma camada muito fria da atmosfera (a aproximadamente 1,8 mil metros de altitude), não permitindo que os flocos derretam. Só com essas condições a neve alcança a superfície na forma sólida.

Segundo o meteorologista Glauco Freitas, a condição de neve pode aumentar ou diminuir à medida que qualquer um dos três fatores não existir ao mesmo tempo que os outros.

Durante a manhã deste sábado, o frio já começou a ser sentido. Em Florianópolis fez 14,6ºC. As mínimas ficaram em 12ºC em Joaçaba, no Meio-Oeste, 8ºC em São Joaquim e 4,1ºC em Urubici, na Serra.

Fonte: Diário Catarinense

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário