sexta-feira, 29 de maio de 2009

Blumenau começa a resolver o problema do esgoto

Pela primeira vez na história de Blumenau uma Prefeitura decide enfrentar o problema da falta de tratamento de esgoto. Com os atuais investimentos, em convênio com o Ministério das Cidades, a previsão é atingir – até o final de 2010 – 25% de esgoto coletado e tratado, contra 2,12% em dezembro de 2004. Isso, porém, ainda não é o suficiente.

Blumenau sempre teve tradição de cidade pioneira no Estado. Esse pioneirismo volta a se manifestar ao ser o primeiro município catarinense a buscar a coleta e o tratamento de 100% de seu esgoto. Esse índice será conseguido em poucos anos, através de uma parceria com a iniciativa privada.

Esgoto tratado é mais saúde - Para se ter uma ideia do problema, Santa Catarina, que apresenta índices de primeiro mundo em quase todos os quesitos apontados, é o segundo pior Estado do país em tratamento de esgoto, ganhando apenas do Piauí.

Para alcançar os 100%, a Prefeitura não precisará tirar dinheiro de seus cofres para pagar a infraestrutura. Todo o investimento ficará a cargo da iniciativa privada, que começara a cobrar pelo serviço gradativamente. Ou seja, o contribuinte pagará um preço justo – pré-determinado pelo poder público – e somente a partir do momento em que o esgoto de sua casa comece a ser coletado e tratado.

É através de parcerias, respeitando o meio ambiente e o contribuinte, que Blumenau voltará a ser pioneira em Santa Catarina. Tratar o esgoto é mais qualidade de vida e mais saúde para todos os blumenauenses.

Repórter: Jaime Avendano - Prefeitura de Blumenau

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário