sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sexta-feira para decidir os semifinalistas no Cyclus Open de Tênis

Gastón Gaudio venceu o último brasileiro que ainda tinha chances

Florianópolis/SC – Oito tenistas estrangeiros (dois argentinos, dois espanhóis, dois franceses, um alemão e um esloveno) entram em quadra nesta sexta-feira (23) para decidirem quem avança às semifinais do challenger Cyclus Open de Tênis, válido pelo ranking mundial da ATP e que acontece até o próximo domingo nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube, na capital catarinense. Nesta quinta-feira o último brasileiro que ainda tinha chances foi eliminado pelo ex-campeão de Roland Garros, o argentino Gastón Gaudio, por 7/5 e 6/1.

O brasileiro quase não teve chances. Gaudio abriu 4/0 logo nos primeiros minutos de jogo. Porém, passou a errar e teve dificuldades para confirmar o serviço: dos 12 games, sete foram quebras de serviço (quatro de Gaudio e três de Kirche). A experiência do argentino pesou mais na hora de fechar o set, quando o placar marcava 5/5. “Ele começou um pouco nervoso. Depois foi melhorando e eu fiquei preocupado. Mas no final consegui fazer a diferença e vencer”, afirmou o argentino.

Mais tranquilo, Gaudio "passeou" no segundo set. Ficou próximo de aplicar um “pneu” em Kirche, que marcou seu primeiro ponto apenas no sexto game. O brasileiro mostrou resignação com o resultado. “Comecei nervoso, errando o que não podia. Depois faltou um pouco de ritmo, não de bola, mas físico. Também não estou acostumado a jogar com caras deste nível. Ele já foi número 5 do mundo. É como andar de bicicleta: não se esquece”, afirmou.

Nesta sexta-feira serão realizados os jogos das quartas de final da chave de simples. Gaudio retorna à quadra mais uma vez às 19h. Enfrenta o francês Jonathan Dasnieres De Veigy, que venceu o alemão Lars Poerschke por 6/3 e 7/5. A semifinal da chave de duplas também foi antecipada. Os espanhóis Daniel Gimeno-Traver e Pere Riba derrotaram Lars Poerschke (ALE) e Caio Zampieri (BRA) pelas quartas de final, também na tarde desta quinta. Na sequência, em partida antecipada, venceram Andre Begemann (ALE) e Leonardo Tavares (POR) por 6/1 e 6/1. Gimeno-Traver e Riba fazem a final no sábado (24) contra os poloneses Tomasz Bednarek e Mateusz Kowalczyk.

SEGUNDO FAVORITO PERDE - Na rodada desta quinta-feira um outro resultado surpreendeu os torcedores presentes nas arquibancadas da quadra central do Lagoa Iate Clube. Depois da eliminação de Marcos Daniel, cabeça de chave número 1 do Cyclus Open de Tênis, foi a vez do cabeça de chave número 2 deixar a disputa pelo título. O espanhol Daniel Gimeno-Traver, atual número 80 do ranking da ATP, perdeu para o compatriota Inigo Cervantes-Huegun, de virada: 3/6, 7/6(8) e 6/1.



O resultado foi surpreendente porque Gimeno-Traver venceu o primeiro set com certa facilidade. Teve, literalmente, em suas mãos, a oportunidade de fechar o jogo: vencia por 5/3 o segundo set e tinha o saque a seu favor. Mas além perder a chance e deixou a decisão ir para um disputado tie break, no qual foi derrotado. “Sabia que ia ser um jogo difícil, ele tem muito mais experiência e era favorito. Mas dei mais do que 100% de mim. Depois de vencer o tie break, entrei no jogo sabendo que podia ganhar”, comemorou Cervantes-Huegun, de apenas 19 anos. Na próxima rodada, que ocorre nesta sexta-feira (23), Cervantes-Huegun enfrentará Pere Riba, seu ex-companheiro de treinos durante dois anos.

PROGRAMAÇÃO DESTA SEXTA-FEIRA (23)

Quadra central

12h – Guillaume Rufin (FRA) x Diego Junqueira (ARG)

A seguir – Blaz Kavcic (ESL) x Andre Begemann (ALE)

A seguir – Pere Riba (ESP) x Inigo Cervantes-Huegun (ESP)

Não antes das 19h – Gaston Gaudio (ARG) x Jonathan Dasnieres De Veigy (FRA)

RESULTADOS DESTA QUINTA-FEIRA (22)

Pere Riba (ESP) d. Guido Pella (ARG) – 4/6, 7/5, 7/5

Jonathan Dasnieres De Veigy (FRA) d. Lars Poerschke (ALE) – 6/3, 7/5

Inigo Cervantes-Huegun (ESP) d. Daniel Gimeno-Traver (ESP) – 3/6, 7/6(8), 6/1

Gaston Gaudio (ARG) d. Leonardo Kirche (BRA) – 7/5, 6/1

Andre Begemann (ALE)/Leonardo Tavares (POR) d. Carlos Poch-Gradin (ESP)/Gonzalo Tur (ARG) – 6/1, 6/1

Tomasz Bednarek (POL)/Mateusz Kowalczyk (POL) d. André Baran (BRA)/Rogério Dutra Silva (BRA) – 6/2, 6/3

Daniel Gimeno-Traver (ESP)/Pere Riba (ESP) d. Lars Poerschke (ALE)/Caio Zampieri (BRA) – 6/3, 6/1

O Cyclus Open de Tênis tem o patrocínio da Bunge Alimentos, através de sua linha de margarinas e óleos saudáveis e de baixas calorias Cyclus. O apoio é da SupplierCard, Fundesporte, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Florianópolis, Importadora Decanter e Sulvimes Art'Fibras. A realização é do ICE - Instituto Catarinense de Esporte, com organização conjunta da Protenis Promoções Esportivas e Sant’Anna Eventos Esportivos. Mais informações, incluindo a programação diária dos jogos, podem ser obtidas pelo site www.cyclusopen.com.br.

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário