sábado, 24 de outubro de 2009

Biblioteca Fritz Müller mostra as bibliotecas mais famosas do mundo

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller apresenta a exposição Bibliotecas, com ênfase na arquitetura de algumas das bibliotecas mais famosas do mundo. Informações sobre acervo e imagens de bibliotecas com arquitetura barroca e contemporânea como a Biblioteca da Suíça, a Central, da Universidade de Coimbra, a Nacional, de Kansas, a Central, de Seatle - nos EUA, e a Nacional da Bielorrússia. Inclusive a Biblioteca Nacional do Brasil, considerada pela Unesco como uma das 10 maiores Bibliotecas Nacionais do mundo. A entrada é gratuita e a exposição ficará aberta à visitação pública até 13 de novembro. A promoção é da Fundação Cultural de Blumenau.

Paralelamente acontece a Semana do Perdão, que consiste em uma alternativa da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller para recuperar obras emprestadas a leitores e que não devolveram os livros no prazo determinado. Agora os que estão em atraso podem fazer a devolução, sem ter que pagar multa. A Semana do Perdão acontece de 26 a 31 de outubro.

Tais ações são homenagens da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece de 23 a 29 de outubro, instituída pelo Decreto Lei nº 84.631, de 2 de abril de 1980, bem como o Dia Nacional do Livro, também no dia 29, pela Lei nº 5.1912, de 18 de dezembro de 1966, e que é comemorado em várias bibliotecas, com diferentes atividades.

A bibliotecária Sandra Cristina da silva explica que em 2009 as atividades são singelas, tendo em vista o inventário do acervo que a Biblioteca Municipal prepara, como conclusão do projeto de informatização, iniciado em 2008. A partir desse inventário será possível diagnosticar o acervo com exatidão, bem como suas demandas, ou seja: áreas do conhecimento mais lidas que merecem mais investimento e livros nunca lidos, que merecem maior atenção, especialmente em sua divulgação.

Para a Biblioteca Fritz Müller, 2009 foi um ano de maior concentração nas atividades internas, embora os programas de execução contínua foram realizados, como as exposições temáticas, a Biblioteca Ambulante, Hora da Leitura e a Semana dos Namorados.

Destaca-se também, como uma das principais atividades, a informatização do empréstimo, onde aboliu-se definitivamente a máquina de escrever e as carteirinhas de papel, que foram substituídas por carteirinhas modernas. Agora o usuário pode reservar e renovar os livros de qualquer lugar, através da internet.

Entre as próximas atividades está a realização do II Seminário da Literatura Alemã, previsto para 10 e 11 de novembro. E para 2010 a Biblioteca Fritz Muller espera um planejamento que retome as semanas literárias e atividades de promoção da leitura, juntamente com a retomada das atividades do Proler, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Saiba mais no www.bibliotecadeblumenau.com.br

Repórter: Marilí Martendal

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário