quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sistema eletrônico prevê reposição do bem público roubado

A instalação de Controle de Fiscalização por TV (CFTV), ou sistema de segurança eletrônica, em repartições públicas do município, como escolas e postos de saúde, é uma realidade em Blumenau. Sendo assim, na primeira quinzena de novembro, a Prefeitura concluirá a implantação do sistema na Oficina Mecânica, bairro do Salto, instalando câmeras de segurança com custo de R$ 2.891 mil por mês aos cofres públicos. Hoje o local é monitorado por alarme.

Uma das vantagens, segundo o diretor de Patrimônio da Prefeitura, Valdir Loos é que em caso de roubo de qualquer bem público, faz parte do contrato que a empresa responsável pelas câmeras e alarmes faça a reposição. “O sistema é 99% seguro e em outros casos, o município teria prejuízo. O material estaria perdido por que não teríamos como recuperar o que foi roubado”.

A Escola Básica Municipal Anita Garibaldi, o Cento de Educação Infantil (CEI) José Dickmann, o Posto de Estratégia de Saúde da Família Lothar Franz e o Centro de Atenção Psico Social AD (CAPS AD), são exemplos de locais que tiveram bens roubados e posteriormente, recuperados. Atualmente são 116 unidades da rede municipal de Educação, incluindo escolas e CEIS que têm o sistema em funcionamento com ponto de alarme; mais 64 unidades de Saúde espalhadas pela cidade e 31 outros pontos, em demais órgãos da administração pública direta e indireta.

O sistema, que é composto por alarme e câmeras de segurança, está sendo implantado de forma gradativa e deve estar concluído até o final do ano que vem.

Abaixo estabelecimentos que tiveram materiais roubados e devolvidos:
Estabelecimento

Bens públicos recuperados

EBM Anita Garibaldi
Aparelho de DVD, aparelho de CD e bicicleta

CEI José Dickmann
Aparelho de DVD, Livros e jogos pedagógicos

ESF Lothar Franz
TV 21” e aparelho de DVD

CAPS AD I
Forno micro ondas e forno elétrico

Repórter: Janete Monteiro

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário