domingo, 25 de outubro de 2009

263 novas opções de lazer e alimentação nos últimos 12 meses em Blu

Sirva-se

Nos últimos 12 meses foram abertos 263 novos bares, lanchonetes e restaurantes em Blumenau

Nem só de pizza vive o blumenauense. A iguaria italiana não deixou de ser admirada pelos moradores, mas outras opções começam a surgir. Novos espaços que unem refeição e diversão foram inaugurados este ano. Dados da Praça do Cidadão indicam que nos últimos 12 meses foram abertos 263 novos estabelecimentos nos segmentos de restaurantes, bares e lanchonetes. Comida mexicana, japonesa, chinesa, frutos do mar, hamburgueria, pubs com sanduíches especiais, pratos ingleses e americanos estão no cardápio de novos empreendimentos em Blumenau. Entre as novidades estão o Rock Bola Bar, o The Basement English Pub e o Billy Holly Burgers & Co, que juntos criaram cerca de 40 postos de trabalho diretos na cidade.

Tanto a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes quanto a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares não tem estatísticas sobre a relação ideal entre o número de restaurantes e habitantes. Para o diretor da Câmara Setorial de Restaurantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau, José Augustinho Prebianca, o aumento de estabelecimentos de alimentação fora do lar é saudável para o mercado, especialmente para os clientes.

– É ótimo para todos, mas é preciso evitar a concorrência desleal, quando alguns trabalham com uma margem de lucro inviável. Isso provoca o fechamento de outros negócios – explica Prebianca.

Público mais exigente e apreciador de novidades são os dois principais fatores indicados pela professora de Empreendedorismo do curso de mestrado em Administração da Furb Marialva Tomio Dreher como motivadores das inaugurações. Marialva acredita na tendência que novos empreendimentos abrirão e que os tradicionais irão passar por reformulações, atraindo nova clientela.

– Os locais que abriram são comuns em São Paulo, mas para Blumenau são novos. Imagino que a cidade ficará com uma boa gama de empreendimentos, como Balneário Camboriú – diz Marialva.

Por Daniela Matthes, no SANTA

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário