sábado, 27 de fevereiro de 2010

Corredor de ônibus começa pela rua 7

Matéria publicada no Jornal Folha de Blumenau na edição 364.

Primeiro trecho dos corredores de ônibus será na rua 7 de Setembro, entre a rua Amadeu da Luz e o terminal da Fonte

A Prefeitura prorrogou para a primeira semana de março o início das obras dos corredores de ônibus, previstas para fevereiro. Segundo o secretário Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri, o contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), firmado em dezembro, precisa ser homologada antes para que os recursos sejam liberados.

A obra, orçada em R$ 3 milhões, integra o pacote de R$ 47 milhões do contrato firmado entre o BNDES e o Município, em dezembro. A Prefeitura entra com a contrapartida de R$ 5 milhões. O projeto prevê nove quilômetros de corredores, executados pela Secretaria de Obras. O primeiro trecho será na rua 7 de Setembro, entre a rua Amadeu da Luz e o terminal da Fonte.

Segundo Balistieri, os corredores devem ser concluídos entre seis e oito meses, “dependendo das condições climáticas”. Por enquanto, a verba concedida é para a criação de pistas exclusivas interligando os terminais Aterro, Fonte e Proeb, incluindo ruas como São Paulo, 7 de Setembro, Engenheiro Paul Werner, Beira-rio e Martin Luther. Não há previsão de ampliar o projeto para outros pontos da cidade.

“Se, depois de adotados os corredores, o comportamento for positivo, mais pistas serão feitas”, adianta, acrescentando que não há nenhum futuro trecho pré-definido.

O comportamento ao qual se refere o secretário implica na qualidade e pontualidade do novo serviço de transporte público que, na avaliação da secretaria, deve diminuir a quantidade de carros nas ruas da cidade. “Os corredores são um incentivo ao uso do ônibus. Muitas pessoas reclamam do tempo que levam de um ponto a outro e as pistas vão agilizar o trajeto”, argumenta, apostando que os corredores exclusivos vão melhorar o “equilíbrio” do sistema do transporte integrado, ao promover a diminuição de congestionamento.

A implantação dos corredores busca reduzir os atrasos e a morosidade do transporte coletivo, principalmente no horário de pico. Conforme levantamento do Seterb, enquanto a velocidade ideal de deslocamento dos ônibus é de 24 quilômetros por hora nos horários normais e 20, em horário de pico, com as condições atuais, o transporte coletivo tem feito apenas oito quilômetros por hora.

Mudanças

Balistieri diz que a ideia de se implantar corredores exclusivos de ônibus surgiu com o projeto “Blumenau 2050”. “Equipes da Prefeitura visitaram outras cidades, que adotam o sistema, para colher subsídios e planejar o sistema local”, conta, informando que, para a implantação dos corredores, algumas mudanças serão feitas na infraestrutura das ruas.

Todos os trechos terão finalizações nas pinturas das pistas e nas placas de sinalização, mas intervenções específicas mudam de um local para outro. “A pavimentação será refeita e faremos reforço da parada de ônibus, recolocação de alguns pontos e recuperação de gabaritos de ruas”, revela.

Os outros R$ 49 milhões do pacote contemplam investimentos no prolongamento da rua Humberto de Campos, passarela da Prainha, revitalização da margem esquerda do rio Itajaí-Açu e conclusão do sistema cicloviário.

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