domingo, 21 de fevereiro de 2010

Blumenau lidera geração de novos postos de trabalho no Vale do Itajaí

Blumenau gerou 1.216 novos empregos com carteira assinada em janeiro. O número é significativo se comparado com o mesmo período de 2009, quando houve saldo negativo de menos 391 vagas entre contratações e demissões. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade blumenauense inicia 2010 como líder na criação de novos postos de trabalho dentre os principais municípios catarinenses.

Joinville, por exemplo, maior cidade do Estado, o saldo mensal foi em 761, enquanto Florianópolis, com 728. Em comparação com a Região do Vale do Itajaí, Blumenau superou Itajaí, que fechou com 354 novos empregos. Fraiburgo lidera no Estado, com 3.029 novas frentes de trabalho.

No mês passado, seis dos oito setores de atividade econômica apresentaram expansão no emprego. A indústria de transformação teve melhor desempenho em Blumenau, com a criação de 524 empregos. Já a construção civil teve 210 postos formais criados. Um número expressivo se comparado com o mesmo período de 2009, quando foram 97 novas vagas disponibilizadas pelo setor.

O bom desempenho de Blumenau, que colocou Santa Catarina como terceiro do país no ranking de geração de empregos durante o mês de janeiro (São Paulo e Minas Gerais lideram) - pode ser analisado pela expansão de abertura de novos empreendimentos durante esse período. Com 85 novas opções no mercado de trabalho, segundo dados da Praça do Cidadão – a cidade registrou mês passado, o segundo melhor período dos últimos seis anos. Foi um incremento de 46,5% se comparado com o mesmo período de 2009.

Repórter: Humberto Trindade

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário