segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Informativo Samu !

1 comentário

Ministério da Saúde disse...

Prezado Blogueiro,

Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde de que as pessoas disponibilizem em seus aparelhos celulares contatos de pessoas ou parentes que devam ser acionadas em caso de emergência.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia. Basta ligar para 192 e a ligação é gratuita.

Conheça mais sobre o serviço aqui: http://bit.ly/99hETM

Atenciosamente,

Ministério da Saúde
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br

Postar um comentário