sábado, 20 de fevereiro de 2010

Hering cresce 40% em vendas com franquias

Matéria publicada na Folha de Blumenau, na edição 362

Hering tem 358 lojas, entre franquias, lojas próprias e marca PUC infantil no Brasil e exterior

Hering é considerada, atualmente, a maior franquia de vestuário nacional, com 358 lojas, entrefranquias, lojas próprias e marca PUC infantil no Brasil e exterior. A empresa apresentou, no ano passado, crescimento de 40,1% em vendas das marcas Hering, PUC e dzarm. A expansão da companhia comparado com outras lojas do setor foi 20,9% superior às registradas no mesmo período de 2008. A companhia estima, somente este ano, abrir mais 58 franquias, totalizando 416.

O desempenho das vendas pode ser atribuído à expansão de 20,5% da área de vendas e ao crescimento de 16,5% do faturamento por metro quadrado, como as estratégias de fortalecimento da marca e ações implantadas nos pontos de venda. O lucro líquido de 2009 foi de R$ 66,1 milhões, 133,1% superior ao obtido no mesmo período do ano anterior.

De acordo com o diretor comercial da Hering, Ronaldo Loos, a companhia não é considerada somente indústria, mas também uma empresa de varejo. “A franquia é possibilidade de entendimento no mercado de varejo, verificando as melhorias nas coleções, novos projetos e dinâmica”, ressalta, lembrando que a primeira loja foi inaugurada em 1993.

Segundo o diretor comercial, o modelo de negócios da Hering combina a produção própria, terceirização de fases do processo produtivo e a compra de produtos acabados (outsourcing). A produção terceirizada representa aproximadamente 46% do volume total de peças produzidas no acumulado do ano e o outsourcing 14%.

Loos comenta que já tem lojas espalhadas pelo Uruguai, Paraguai, Venezuela, Bolívia e Caribe, e que estão estudando projetos para ampliar o mercado internacional. “Pretendemos identificar mercado intensivo e trazer frutos positivos”, destaca. “A franquia é um processo de aprendizagem e com certeza o canal mais forte de multimarcas”, acrescenta.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex), Ulrich Kuhn, a vantagem da franquia é que a loja é a vitrine constante da marca. “É uma canal de comunicação e parceria. Cada um (franqueado e franqueador) tem seu papel, senão o negócio não dá certo”, assegura.

O presidente do Sintex comenta que as franquias aumentam a oferta de mercado, pois “geram concorrência, qualifica o varejo e quanto mais oferta, melhor para o mercado consumidor”.

A empresa encerrou o terceiro trimestre de 2009 engajada no plano de crescimento, atenta às oportunidades no mercado de varejo, potencial de consumo do público-alvo e monitorando as variações macroeconômicas que possam afetar os negócios.

Assessoria

Segundo Kuhn, para ter uma franquia é preciso seguir o projeto do franqueador, ter condições financeiras, pois o retorno do capital investido demora aproximadamente três anos para retornar, experiência no ramo, e outros requisitos impostos pela franqueadora. “Ser um franqueado Hering é fácil, porque a empresa tem história, agora uma marca sem referência e que não oferece estrutura, é difícil”, alerta.

A Hering oferece toda assessoria para o franqueado, como campanhas de marketing; visual merchandising; software de gestão; extranet; projeto arquitetônico; análise, negociação e consultoria de ponto; treinamento de equipe, assessoria de imprensa e consultoria de campo.

A pesquisa realizada pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, no ano passado, elegeu a Hering Store (loja) “A melhor franquia do Brasil” no segmento vestuário e acessórios. A empresa concorreu com outras 41 redes do segmento e saiu vitoriosa após analisados dados de crescimento, faturamento, abertura de lojas, e satisfação dos franqueados. O prêmio visa incentivar o desenvolvimento das franquias no Brasil.

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