quarta-feira, 27 de maio de 2009

Entrevista do Blog: Deco Dalponte !

O entrevistado de hoje é uma figura conhecida por todos que gostam de boa música aqui em Blumenau e em toda região: O talentosíssimo Deco Dalponte - presença constante nas noites de Blumenau, garantia de boa música em eventos especiais, e agora além de conhecer mais sobre a vida do Deco, você também poderá ajudá-lo a conseguir outro objetivo em sua carreira: Participar do "Garagem do Faustão", dentro do programa Domingão do Faustão. Leia a entrevista, e veja no final como você pode participar.


Blog Nova Blumenau – Olá, Deco. Acho que todos gostariam de saber como e quando começou sua carreira artística... rs

Deco Dalponte - Nasci no oeste de Santa Catarina, na cidade de Concórdia. Morei até os nove anos no interior deste município, na divisa com o Rio Grande do Sul, às margens do Rio do Peixe. Foi aos nove anos, na cidade vizinha Marcelino Ramos no estado gaúcho, que iniciei minha carreira musical. Havia lá um conjunto musical que se chamava “Los Dalmas”, formado por mais ou menos 12 integrantes (todos adultos). Eu tinha nove anos de idade, e tinha por hábito ficar toda tarde já na frente do salão quando tinha baile para ajudar a banda a descarregar os equipamentos e ficar por ali sentindo a vibração dos palcos e da vida de músico. Porém, desde bebê ao lado do meu pai que tocava violão e cantava muito bem, fui incentivado e influenciado a cantar e viver a vida de músico, a ir onde o povo está. rssss

BNB – Mais um artista precoce então. Mas, e a banda? Você fez parte dela depois? Como continua essa história?

Deco – Ah, verdade. Rss Então, num baile destes, na comunidade de Volta Grande, tocaria a Banda Los Dalmas novamente. E adivinha? Lá estava eu. rss. Passei a tarde inteira já conversando com os músicos, e a noite fui convidado a cantar duas músicas com esta banda (foram duas músicas, uma de Milionário e José Rico, e uma de Chitãozinho e Xororó.

BNB – E aí, pegou o gosto pelos palcos?

Deco – Naquela comunidade onde vivia já falavam bastante sobre mim, o menino que cantava bem, rss, mas o dono do Grupo Los Dalmas se encantou com aquele menino de nove anos e o convidou para uma apresentação importante que aconteceria em Marcelino Ramos. Aquela apresentação marcaria o ingresso de Deco Dalponte na banda e na estrada como músico.

BNB – Com nove anos, numa banda de baile composta até então só por adultos. Baita desafio. Seu pai deve ter ficado orgulhoso..

Deco – Então... Pra que tudo acontecesse da melhor maneira, saí de casa e me mudei para a casa do dono da banda pra poder estudar mais e me aperfeiçoar. Quanto ao meu pai, infelizmente ele não conseguiu em vida me ver cantar com a banda. Ele faleceu prematuramente, pouco antes da minha estréia. Mas, aquele era nosso sonho. Meu, e dele. E por isso, segui em frente na minha trajetória pelos palcos.

BNB – Tenho certeza que onde seu pai estiver, está extremamente orgulhoso de você. Ficou tempo se apresentando com a banda?

Deco - Fiquei no Rio Grande do Sul e nesta banda ate quase meus 14 anos. Com essa idade, já havia aprendido a tocar guitarra, baixo, bateria, um pouco de teclado e quase tudo que envolvia a montagem do som etc. Comi muita poeira, perdi muitas horas de sono, chorei muito (de saudade, de medo, de felicidade e tristezas). Tocava e cantava em toda região, viajando sempre com um carro “veraneio” (lembra desse carro? Rs). Era muita aventura e coração pulsando forte a cada segundo, vibrando junto com as músicas. Porém, sempre soube que estava no meu caminho.

BNB – Obstinação pelo sonho sempre foi marca registrada sua pelo visto não é? Rs

Deco – Não tenha dúvida disso.rs. Aos 14 anos resolvi alçar vôo mais longo e voltei para SC -desta vez para Piratuba, uma cidade turística. Lá chegando, me encantei com a idéia de tocar na noite, em um restaurante. Ficava no centro do complexo turístico de Piratuba. Lá, aprendi muitas músicas e estilos diferentes e novas maneiras de ganhar a vida com música. Mesmo porque, para um garoto de 14 anos que acabara de mudar de voz, já não dava mais para cantar em primeira voz músicas de Chitãozinho e Xororó e outros do gênero como fazia na banda.

BNB – Então seu repertório eclético começou a ser “desenhado” lá em Piratuba... E seu próximo passo, qual foi ?

Deco –Certa noite de inverno, insisti com o dono do restaurante para tocar. Isso porque o então dono dissera que não valeria à pena, pois o movimento estava muito fraco. Naquela noite me propus a tocar de graça (adorava fazer aquilo, e quanto mais experiência eu pudesse adquirir, melhor pra mim). E então, justamente nesta noite eu conheci um empresário de Blumenau que me trouxe pra cá em 1993.

BNB – E aqui em Blumenau ?

Deco - Aí começava tudo de novo, só que muito mais desafiador. Afinal, estava longe, muito longe de minha casa, família, amigos e de tudo que conhecia. Ainda lembro-me do momento em que entrei na cidade pela Ponta Aguda e vi o então castelinho da Moelmann. Naquele momento eu disse a mim mesmo: é aqui que vou crescer e prosperar.

BNB – Eu acho que todo cidadão blumenauense já viu o Deco tocar em algum momento. Você já esteve nos melhores e mais tradicionais bares e restaurantes da cidade.

Deco – Com certeza. Então, como falei quando cheguei, assim o fiz. Com esforço, muito estudo, humildade, profissionalismo e seriedade, fui buscando um espaço aqui em Blumenau. E hoje, fico muito contente com o resultado. Depois de muito treino, estudo, passei a incorporar ao meu repertório para as noites, músicas cantadas em vários idiomas, de vários estilos. Essa tem sido minha marca registrada nos bares onde me apresento “solo”.

BNB – O que representa hoje Blumenau pra você?

Deco - Posso dizer que Blumenau é minha terra. Eu amo esta cidade. De verdade. Aqui é meu oásis. Meus três filhos e minha esposa são blumenauenses. Esta terra é mágica, próspera, e me acolheu como se acolhe a um filho.

BNB – Lembro de sua viagem para o exterior, de mala e violão na mão, e muita coragem pra encarar. rss. Como foi aquilo ?

Deco – Verdade. Foi em 2002. Passei quase o ano todo na Europa , principalmente Alemanha e Itália, cantando e enaltecendo o Brasil com sua música. E lá na Alemanha, em uma viagem indo para Itália busquei inspiração e compus “Pra se virar”. Pra minha felicidade, essa musica já foi pré -selecionada pelo Garagem do Faustão. Aproveito e peço pro pessoal ouvir lá no site e votar se gostar. rsss

BNB – Eu já conhecia essa música, desde os festivais que você também participou, e confesso que o refrão teima em ficar na minha cabeça. Rss Por isso, com certeza já fui lá votar. Mas, pelo que vi no site do programa você está com mais uma pré-selecionada pro Garagem não é ?

Deco – Opaaa, muito obrigado. Rss Então... Quando retornei da Alemanha resolvi montar minha própria banda, a “Deco Dalponte Banda Premier”. Atualmente nos apresentamos em festas Italianas por todo país, formaturas, casamentos e eventos em geral por todos os cantos. A outra música que você viu no site do Domingão do Faustão é a musica “Per l´eternitá”, composta em italiano por mim. É uma musica apaixonada, extremamente romântica e com todo o charme das músicas italianas. Rsss

BNB – Tenho certeza que todos que já o conhecem, e aqueles que passarão a conhecer você lendo essa matéria, vão sim votar em suas músicas. Afinal, as duas são de extremo bom gosto. E como faz? É só votar e esperar o resultado?

Deco – Obrigado mais uma vez. Na verdade, além de votar nas músicas, quem quiser também pode pedir, comentar, dentro do Blog do programa. É só entrar lá e mandar mensagem dizendo que quer ver as músicas do Deco Dalponte na Garagem do Faustão, ou escolher sua preferida.

BNB – Boa sorte pra você. Tenho certeza que Blumenau merece ser representada por alguém com talento igual ao seu, e assim só posso pedir novamente que o pessoal conheça suas músicas e vote na que preferir (ou nas duas.... rs), e ajude você a prosseguir com seu sonho. E agradeço você também, pela sua presença constante aqui no Blog. Falando nisso, o que você mais gosta de ler dentro do Blog Nova Blumenau ?

Deco – Como moro em Blumenau, gosto de ficar a par das notícias daqui. Fora isso, também uso bastante a programação do cinema, vejo as ofertas dos supermercados, e claro, ouço suas músicas aqui no Blog também. Aproveito para te agradecer Márcio pelo apoio de sempre e parabenizar pelo blog de qualidade e serventia para todos de Blumenau, e pro pessoal de fora também. Convido a todos para prestigiarem o Blog e votarem muitas vezes em minhas músicas lá na garagem do Faustão.

BNB – Isso é bom. Rss Bem, novamente muito obrigado pela entrevista, e sucesso !!!

Formas de contato com o músico:
Deco Dalponte – Contato:047-9963-0339 – email: decodalponteca@terra.com.br

Abaixo, o vídeo da música Pra se Virar..


GARAGEM DO FAUSTÃO: Clique AQUI para votar nessa música

Abaixo, o vídeo da música Per Léternitá



GARAGEM DO FAUSTÃO: Clique AQUI para votar nessa música

Para entrar no Blog Garagem do Faustão, e pedir por indicação as músicas de Deco Dalponte, acesse AQUI

Gostou? Acompanhe o Blog Nova Blumenau também pelo TWITTER: Clique AQUI!

1 comentário

Adalberto Day disse...

Márcio
bela entrevista do Déco. Quanto as músicas gostei das duas, mas votei na segunda.
Vamos torcer pelo Déco e que tenha sucesso.
Um abraço
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

Postar um comentário