sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trabalhador ganha site do FGTS

Ministério do Trabalho e Caixa lançam endereço eletrônico com informações sobre o benefício.

RIO DE JANEIRO - O trabalhador brasileiro ganhou ontem uma nova ferramenta para auxiliá-lo no acesso e na fiscalização dos dados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Ministério do Trabalho e Emprego e a Caixa Econômica Federal lançaram o endereço eletrônico do FGTS (www.fgts.gov.br).

Com o serviço, é possível ao trabalhador obter o extrato e o saldo e se cadastrar para receber pelo celular as atualizações de créditos ou débitos da conta. O site oferece também serviços para os empregadores, informações sobre o FGTS, como é o fundo, a legislação, aplicações, números de depósitos e liberações.

– Não tem uma ação do FGTS que não esteja gerando empregos diretos e indiretos – disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ontem, ao inaugurar o site, em cerimônia no Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro.

– É um fundo (o FGTS) tão importante que estamos fazendo a vontade do povo ao entregar esse instrumento de fiscalização e controle – disse a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho.

De acordo com Lupi, o governo não teme a liberação de informação sobre o fundo que fica disponível para qualquer cidadão.

– Com toda a crise que falam, o Fundo continuou arrecadando mais do que liberando, mais ou menos R$ 1,7 bilhão nesses primeiros quatro meses do ano – afirmou o ministro.

As informações do mês corrente, no entanto, ainda não estão disponíveis no portal.

Lupi disse também que quer ampliar dos atuais 10% para 20% ou 30% o limite máximo que o trabalhador poderá investir do saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em fundo de investimento de cotas (FIC) do Fundo de Infraestrutura do FGTS (FI-FGTS). Maria Fernanda comentou que a rentabilidade mínima do FIC para o trabalhador é de TR mais 6% ao ano, acima, portanto, do rendimento do FGTS, que é de TR mais 3% ao ano.

Fonte: Jornal de Santa Catarina

1 comentário

Wanderley Elian Lima disse...

Tenha um ótimo fim de semana.
Um abraço

Postar um comentário