Ministério do Trabalho e Caixa lançam endereço eletrônico com informações sobre o benefício.
RIO DE JANEIRO - O trabalhador brasileiro ganhou ontem uma nova ferramenta para auxiliá-lo no acesso e na fiscalização dos dados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O Ministério do Trabalho e Emprego e a Caixa Econômica Federal lançaram o endereço eletrônico do FGTS (www.fgts.gov.br).
Com o serviço, é possível ao trabalhador obter o extrato e o saldo e se cadastrar para receber pelo celular as atualizações de créditos ou débitos da conta. O site oferece também serviços para os empregadores, informações sobre o FGTS, como é o fundo, a legislação, aplicações, números de depósitos e liberações.
– Não tem uma ação do FGTS que não esteja gerando empregos diretos e indiretos – disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ontem, ao inaugurar o site, em cerimônia no Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro.
– É um fundo (o FGTS) tão importante que estamos fazendo a vontade do povo ao entregar esse instrumento de fiscalização e controle – disse a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho.
De acordo com Lupi, o governo não teme a liberação de informação sobre o fundo que fica disponível para qualquer cidadão.
– Com toda a crise que falam, o Fundo continuou arrecadando mais do que liberando, mais ou menos R$ 1,7 bilhão nesses primeiros quatro meses do ano – afirmou o ministro.
As informações do mês corrente, no entanto, ainda não estão disponíveis no portal.
Lupi disse também que quer ampliar dos atuais 10% para 20% ou 30% o limite máximo que o trabalhador poderá investir do saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em fundo de investimento de cotas (FIC) do Fundo de Infraestrutura do FGTS (FI-FGTS). Maria Fernanda comentou que a rentabilidade mínima do FIC para o trabalhador é de TR mais 6% ao ano, acima, portanto, do rendimento do FGTS, que é de TR mais 3% ao ano.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Trabalhador ganha site do FGTS
Postado por
Márcio Volkmann
às
08:31
Marcadores: fgts, internet, utilidade pública
technorati: fgts, internet, utilidade pública
Marcadores: fgts, internet, utilidade pública
technorati: fgts, internet, utilidade pública
Gostou deste artigo? Deixe um comentário ou assine nosso Feed.
Artigos Relacionados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentário
Tenha um ótimo fim de semana.
Um abraço